Resenha impressionista para "A Comédia Humana" de Balzac

Minha principal impressão sobre "A Comédia Humana" de Balzac é que consiste em um belo e detalhado panorama da vida na sociedade francesa do século 19. Acho incrível a quantidade de livros que o autor escreveu, e a abrangência e a pormenorização das suas caracterizações de personagens, ambientes e conflitos. :-)

Volume 1: Estudos de costumes (cenas da vida privada) : Ao "Chat-Qui-Pelote", O Baile de Sceaux, Memórias de duas jovens esposas, A Bolsa, Modesta Mignon - Belo e detalhado panorama da vida na sociedade francesa do século 19.

Volume 2: Estudos de costumes (Cenas da vida privada) : Uma Estréia na vida, Alberto Savarus, A Vendeta - Uma Dupla família, A Paz conjugal - A Senhora Firmiani, Estudo de mulher, A Falsa amante, Uma Filha de Eva - "Uma Estreia na Vida" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. Tem um humor elegante, e personagens encantadores. :)

Volume 3: Estudos de costumes (Cenas da vida privada) : A Mensagem, O Romeiral, A Mulher abandonada, Honorina, Beatriz, Gobseck, A Mulher de trinta anos - "Gobseck", o avarento, é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. A caracterização do personagem é encantadora do início ao fim da narrativa. O livro "A Mulher de Trinta Anos" talvez seja o mais conhecido de Balzac. Tem quatro partes. Gostei muito da segunda e da última. :)

Volume 4: Estudos de costumes (Cenas da vida privada) : O Pai Goriot, O Coronel Chabert, A Missa do Ateu, A Interdição, O Contrato de casamento, Outro estudo de mulher - "O Pai Goriot", o Rei Lear, é um dos grandes livros da vastíssima Comédia Humana de Balzac, e também um dos meus preferidos. Fiquei encantada com "O Coronel Chabert", que prende a atenção do início ao fim da narrativa. Muito bem construído "A Missa do Ateu", admirável.

Volume 5: Estudos de costumes (Cenas da vida provinciana) : Úrsula Mirouët, Eugênia Grandet, Os Celibatários, Pierrette, O Cura de Tours - "Eugênia Grandet" é uma das grandes obras da vastíssima Comédia Humana de Balzac. "O Cura de Tours" é um dos meus preferidos.

Volume 6: Estudos de costumes (Cenas da vida provinciana) : Um Conchego de solteirão, Os Parisienses na província (O Ilustre Gaudissart, A Musa do departamento), As Rivalidades (A Solteirona, O Gabinete das antiguidades) - "O Ilustre Gaudissart" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. A caracterização das trapaças da sociedade burguesa e aristocrática chamam a atenção nos gêmeos "A Solteirona" e "O Gabinete das antiguidades".

Volume 7: Estudos e costumes (Cenas da vida provinciana) : Ilusões perdidas - "As Ilusões Perdidas" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. Triste até não poder mais, parece mais realista do que romântico. Talvez seja autobiográfico.

Volume 8: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : História dos treze (I.Ferragus II.A Duquesa de Langeias III.Menina dos olhos de ouro) ; História da grandeza e da decadência de César Birotteau; A Casa de Nucingen - Gostei muito das aventuras de "Ferragus". A "História da grandeza e da decadência de César Birotteau" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/4860796

Volume 9: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : Esplendores e misérias das cortesãs, Os Segredos da Princesa de Cadignan; Facino Cane; Sarrasine; Pedro Grassou - "Esplendores e Misérias das Cortesãs" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/4881793 ;-)

Volume 10: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : Os Parentes pobres (A Prima Bette; O Primo Pons) - Gostei muito dos detalhes das tramoias dos parentes ambiciosos nas histórias dos primos pobres ("A Prima Bette" e "O Primo Pons"), os últimos escritos na vastíssima Comédia Humana de Balzac.

Volume 11: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : Um Homem de negócios; Um Príncipe da boêmia; Gaudissart II; Os Funcionários; Os Comediantes sem o saberem; Os Pequenos burgueses; O Avesso da história contemporânea - Gostei muito dos detalhes das tramoias dos invejosos em "Os Pequenos Burgueses" e "Um Homem de Negócios", temas frequentes na vastíssima Comédia Humana de Balzac.

Volume 12: Estudos de costumes (Cenas da vida política e militar) : Um Episódio do terror; Um Caso tenebroso; O Deputado de Arcis; Z. Marcas; A Bretanha em 1799; Uma Paixão no deserto - Gostei muito de "Uma Paixão no deserto", curto e intenso. Fiquei encantada com a surpresa no final de "Um Episódio do terror". Gostei também de "A Bretanha em 1799", a primeira obra de Balzac.

Volume 13: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : Os Camponeses; O Médico rural - "Os Camponeses" mostra uma sensibilidade incrível sobre a gritante desigualdade social da época. Muito atual. Já o encantador, e até romântico, "O Médico Rural" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. ;-)

Volume 14: Estudos de costumes (Cenas da vida rural) : O Cura da aldeia; O Lírio do vale - "O Cura da Aldeia" e "O Lírio do Vale" são muito tocantes, emocionantes mesmo. A questão social é abordada por Balzac de modo delicado. O sofrimento da heroína é de chorar de verdade, especialmente nas últimas cenas.

Volume 15: Estudos filosóficos : A Pele de Onagro; Jesus Cristo em Flandres; Melmoth apaiguado; Massimilla Doni; A Obra-prima ignorada; Gambara; A Procura do absoluto - São chamados "Estudos filosóficos", por defenderem ideias na forma de literatura. Mas as tais ideias são místicas, religiosas, sobrenaturais. "Jesus Cristo em Flandres" é bem estranho. "A Pele de Onagro" é intenso, e prende a leitura do início ao fim. Alguns contos são esquisitos, como os musicais "Gambara" e "Massimila Doni". Outros de obsessão são muito interessantes, como "A Obra-prima Ignorada" e o também científico "À Procura do Absoluto", que achei tri! Adorei o "Melmoth apaziguado", o Fausto francês. ;-) Há espaço até para estas obras tão diferentes dentro da vastíssima Comédia Humana de Balzac!

Volume 16: Estudos filosóficos : O Filho maldito; Adeus; As Maranas, O Conscrito; El Verdugo; Um Drama a beira-mar; Mestre Cornélius; A Estalagem vermelha; Sobre Catarina de Médicis; O Elixir da longa vida; Os Proscritos - São chamados "Estudos filosóficos", por defenderem ideias na forma de literatura. Há uma biografia intensamente "chapa-branca" da polêmica personagem histórica "Sobre Catarina de Médicis". São muitos contos, e os dramas se unem ao suspense ("O Elixir da Longa Vida"), às histórias de guerras ("Os Proscritos", o intenso "El Verdugo"), aos chatos "O Conscrito" e "O Filho maldito"; ao misterioso "Adeus", à força de "As Maranas"; à intensidade de "Um Drama a beira-mar", e às pérolas de "Mestre Cornélius" e "A Estalagem vermelha". Neste volume, também se vê que há espaço para a diversidade na vastíssima Comédia Humana de Balzac!

Volume 17: Estudos filosóficos : Luís Lambert; Serafita - Estudos analíticos : Fisiologia do casamento; Pequenas misérias da vida conjugal -São chamados "Estudos filosóficos", por defenderem ideias na forma de literatura. Neste volume, as deliciosas "Fisiologia do Casamento" e "Pequenas misérias da vida conjugal", hilárias, nos divertem ao apresentar as mazelas dos matrimônios da sociedade da época. Há espaço para o humor, tanto o escrachado quanto o sofisticado, na vastíssima Comédia Humana de Balzac!