RESENHA DE “A FORMAÇÃO DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS”

16/01/2017

RESENHA DE “A FORMAÇÃO DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS”

EMERSON CRUZ

Não conhecia Maria Ligia Prado. Na bíblia às vezes a palavra “conhecer” tem a concepção eufêmica de fazer sexo. Literatura é mais ou menos isso, conhecer o autor é tê-lo lido.. Ter um história de relações com um autor. E confesso que a experiência foi gostosa… mas me deixou com aquele gosto de quero mais.

“A formação das nações latino-americanas” é um texto que contas as diversas histórias do período de eclosão das Independências das colônias na América, principalmente as hispânicas e a única lusitana, que é a brasileira.

O livro tem cheiro, aparência e gosto de capítulo, como se pertencesse à muito mais do que foi dito ali.

É um livro para leigos como eu.

Vim a saber quem eram os caudilhos, por onde andavam e o que faziam, seres que apenas ouvia falar.

Pude ter uma visão mais ampla das disparidades dos recém formados partidos políticos Liberal e Conservador e suas diversas facetas em cada “país”, se é que assim se podiam chamar aquelas pequenas unidades administrativas. Percebi a forte influência que o medo de uma revolução pelas massas imprimia nas elites locais e o quanto a questão da escravidão estava enraizada em cada sociedade como sustentáculo e banalidade naquela estranha e diversa ordem social. E, claro, li sobre a formação de Cuba e a gênese do seu movimento revolucionário.

O mergulho não é profundo, mas é válido, a narrativa de Ligia Prado é incrivelmente saborosa. A autora consegue ser sensivelmente suscinta e modesta. Não há melindres para dizer o que acha das outras produções da área, mas não há exaltação da obra como salvadora da pátria e o leitor é bem situado no seu ponto de vista lógico e claro dos acontecimentos.

Se vale a pena? Bem, eu tornaria a lê-lo!