RESENHA PARA O LIVRO "LIRISMO POÉTICO" DO POETA ANTÔNIO GALDINO ALVES DE SOUZA

RESENHA SOBRE O LIVRO “LIRISMO POÉTICO” DO POETA ANTÔNIO GALDINO ALVES DE SOUZA”.

Com imensa satisfação, apresento ao público-leitor, principalmente aos que apreciam a arte poética como deleite, cultura ou terapia, uma obra de valor imensurável intitulada “LIRISMO POÉTICO” do nobre poeta e escritor ANTÔNIO GALDINO ALVES DE SOUZA, cearense, natural de Massapê-CE, minha querida terra natal, residente em Barreiras-BA.

Recebi de Galdino, quatro livros seus, dos quais “PARA QUEM AMO” foi o primeiro que comentei. Agora, focalizo com muita honra, a obra acima mencionada: “LIRISMO POÉTICO”.

“LIRISMO POÉTICO”, está compilado em 119 páginas recheadas com versos de lirismo puro e encantador. Logo de início, na página “DEDICATÓRIA”, fui surpreendida com a gentileza de suas palavras de elogio à minha pessoa, em forma de gratidão pelas resenhas de outros livros seus anteriores. Deixo, portanto, os meus agradecimentos ao amigo e conterrâneo Galdino, cujas palavras me emocionaram e me envaideceram. Quero-lhe dizer que merece todas as melhores referências pelo seu estro poético, de qualquer leitor que admire a boa poesia.

No PREFÁCIO, o autor apresenta o gênero lírico, ressaltando as qualidades físicas e interiores da mulher.

Como OBJETIVOS ESPECÍFICOS da obra, a leitura como prazer, divertimento e agente educativo.

Como OBJETIVO GERAL, estimular o leitor a se apaixonar pelo ato de ler.

Além do Prefácio, o autor faz a APRESENTAÇÃO, para lembrar que o conteúdo temático está pautado no “lirismo em forma de poemas”, conforme sua inspiração e momentos de emoção, amor, ódio, paixão, ciúme, saudade, solidão, humor, natureza, altruísmo, etc., procurando assim uma relação mais estreita entre poeta e leitor.

Vejamos a última estrofe do poema “EU SOU UM CARA CARENTE” pág. 28, falando de amor.

“Quem ama tem longa vida,

Há um provérbio que diz

“Quem faz a vida florida

Gosta de amar e ser feliz!”

Com o humor que lhe é peculiar, o autor teceu o poema “NÃO DUVIDE DO VELHINHO”, do qual retirei a última estrofe. Pág. 99.

“Ele leva o caso muito a sério,

Precisando, faz tudo de novo,

Pra ele, amar não tem mistério,

Tomando uma gemada de ovo,

Logo, recomeça o seu império.

Aqui, Galdino extravasa a sua preocupação com a situação caótica por que vem passando o mundo atual e o nosso País, pela falta de Paz. Veja a última estrofe do poema “NÃO QUERO SER O REI” Pág. 104.

“Paz pela guerra eu não consigo,

Tirar vidas pela vida? Isso jamais!

Violência? Isso não é comigo,

Eu não faço guerra pela paz!”

E assim, é o belo conteúdo do livro, que comento com a maior honra e apreço. Parabenizo o nobre poeta Galdino, meu querido amigo conterrâneo, pela sua maravilhosa obra, por esse presente valioso que contribui para nossa literatura cultural e para honra dos massapeenses. Parabéns, nobre poeta, que Deus o ilumine cada vez mais, que sua poesia chegue a alcançar os píncaros do BELO, alçada no dorso dos ventos alvissareiros.

Obrigada pela oportunidade.

Maria de Jesus Araújo Carvalho.

Escritora e Poetisa.

Fortaleza, 15/10/2017

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 15/10/2017
Código do texto: T6143254
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.