Resenha de livro – Os Caminhantes – de Mônica Carvalho

Resenha de livro – Os Caminhantes – de Mônica Carvalho

Resenha de livro

1. Título – Os Caminhantes

2. Autora – Monica Carvalho

3. Editora – Sophia Editora

4. Edição – 1ª. Edição Outubro de 2017 – ISBN 978-85-769294-06-1

5. Apresentação – Capa em cartão supremo de 250g com impressão em offset. Miolo em offset, 70g com impressão em offset na cor preto escala.

6. Prefácio – Assinado pela também escritora Claudia Maria Machado França, apresenta uma prévia da intenção da autora no tocante aos conflitos humanos, ético e legal no desenvolvimento deste romance.

7. Índice – Apresenta na página 8 o índice dos dez capítulos.

8. Gênero da obra – Romance narrativo de ficção futurista. Projeta uma sociedade um século à frente da nossa, onde os valores morais são elevados criando uma harmonia entre civilização e meio ambiente.

9. Ponto de vista do que está escrito - O romance é narrado em terceira pessoa, a autora tem total controle dos personagens, podendo se deslocar pela história deixando o leitor bem informado da trama.

10. Estilo dos autores – Linguagem informal fácil de entender, endereçado ao público adulto de gosto pelo romance, futuro e evolução da sociedade mundial. A autora descreve um Brasil daqui a 100 anos mostrando novos métodos de locomoção, comunicação e eletrodomésticos que ainda não temos, mas que sabemos ser possível existir. Mais que apenas isso, uma sociedade de moral elevado que pune e recupera os infratores com leis justas e centros de reabilitação modernos.

11. Conceitos definidos – Há um conceito subentendido de homenagem ao poema “Os Caminhantes” de Vitor Anderson Rettore, cujas dez frases lembradas pela autora são incorporadas ao texto de cada capítulo produzindo os seus títulos. Isto é um diferencial de processo criativo que eu ainda não havia visto em outras obras. Este detalhe está bem explicado na pagina 6 – Homenagem (In Memoriam)

12. Exatidão das informações da obra – Por se tratar de um romance de ficção futurista, não temos meios de prever a exatidão, porem alguns fatos mencionados sobre nossa sociedade atual são de plena exatidão.

13. Completabilidade – A obra é completa, tem o inicio da trama, o desenvolvimento do caso judicial e o desfecho impressionante possibilitado por uma sociedade evoluída 100 anos após as conturbações da sociedade atual.

14. Resumo da obra – Obra é um romance de ficção futurista de apresenta duas famílias envolvidas numa trama judicial onde o desfecho de final feliz só é possível dentro de uma sociedade de alto valor moral e com gatilhos evoluídos de modo a resolver casos legais com rapidez e sentenças justas. A obra aproveita este enredo para descrever uma nova sociedade baseada em novas tecnologias onde prevalece o bem estar humano e as melhores soluções para o meio ambiente, sem desperdícios e sem poluição desnecessária.

Resumo dos Capítulos:

São num total de 10 capítulos:

Capítulo I - Nós os subjugados, os de esperança incompleta.

Cem anos no futuro, a sociedade brasileira tem grande avanço em valores morais, No Rio de Janeiro deste futuro, duas personagens cometem crimes relacionados à vara de família e adoção. O irmão de uma delas, que é advogado, percebe o erro que fora cometido e marca uma reunião com as duas famílias de modo a decidir o que deve ser feito. Foi decidido pelo certo, pela denuncia as autoridades.

Capítulo II - Que erguemos templos e deixamos o homem dormindo no chão

A denúncia é formalmente feita às autoridades que devido aos cem anos de avanços da sociedade brasileira na área de policiamento e justiça, consegue-se avaliar e sentenciar um caso destes num prazo máximo de cinco dias.

Capítulo III – Nós, cínicas vítimas que representamos para uma plateia automática.

O advogado prepara e grava a defesa das infratoras, para ser apresentado às autoridades dentro do prazo estabelecido pela lei.

Capítulo IV – Que matamos o profeta no ponto decisivo e perdemos para sempre a mensagem.

As duas infratoras confrontam-se utilizando de um moderno meio de tele presença. Existe ressentimentos entre elas.

Capítulo V – Que morremos um pouco a cada corpo que tomba em vão.

O advogado que é irmão de uma das infratoras reúne-se com os irmãos da outra infratora e como não entendem certos fatos, eles vão ao encontro da irmã que está hospedada fora da cidade. Na presença dela o advogado fica apaixonado e sem pensar nas consequências passa com ela uma noite inesquecível.

Capítulo VI – Nós que viajamos em naves brindadas e não vemos o caminho.

O advogado vai à casa da irmã infratora que o recebe friamente, pois já sabia onde ele esteve na noite anterior devido aos modernos rastreadores eletrônicos. Ele confirma e confessa seu amor pela colega infratora. A irmã adotiva fica chocada, e ao mesmo tempo consternada devido ao fato que o irmão não era muito de falar de amor.

Capítulo VII – Que chegamos a lua e não chegamos em nós mesmos.

A irmã infratora solicita uma reunião com os três irmãos da outra infratora e com seu irmão advogado e esclarece certos pontos que não foram informados anteriormente incriminando ainda mais a sua colega de crime. Aumentando a suspeita de que outros crimes poderiam ser cometidos.

O advogado vai mais uma vez ao encontro da parceira de crimes da irmã e sem avisar de sua chegada, flagra uma situação que poderia ser outro crime.

Ele tem uma rápida conversa com ela onde comunica seu arrependimento de ter-se envolvido com pessoa tão complicada

Capítulo VIII – Que perdemos Deus antes de possuí-lo

As sentenças de ambas as infratoras chega ao sistema de comunicação do advogado.

Ele reúne os mesmos da primeira reunião e comunica as sentenças.

A irmã do advogado recebe sua sentença ali, pois está presente na reunião, Porem a outra infratora não é encontrada e tem suspeita de fuga.

Os irmãos vão a casa dela e aumentam suas suspeitas, eles vão as autoridades e formalizam uma denúncia.

Capítulo IX- Os das cavernas que descobrimos o fogo e perdemos a luz

A infratora suspeita de fugitiva, é localizada pela policia, e todas as explicações são dadas a policia local e ela foi encaminhada ao centro de recuperação designado pela sentença, chegando a tempo hábil não configurando fuga.

Capítulo X – Que nos agarramos ao tronco em alto mar e precisamos do amor e da volta para que possamos continuar

O advogado parte em viajem pelo mundo numa empreitada de unificação das leis de todos os países.

Numa das voltas a casa de sua irmã ele reencontra com seu amor agora já reabilitada e toda aquela paixão retorna.

15. Conclusão - Uma obra que nos leva cem anos no futuro e nos faz presenciar uma sociedade brasileira totalmente diferente da que temos hoje, onde as pessoas tem uma vontade inabalável de cumprir com o que é certo e justo e não como hoje onde as pessoas cometem pequenos delitos, políticos cobram propinas, advogados fazem defesas baseadas em mentiras e muitos acham isso normal.

As denúncias dos parentes dos infratores, na trama da obra, não são unilaterais, elas são decididas em reuniões familiares com todos os envolvidos, isso mostra um elevado senso de moral da sociedade.

Cabo Frio, 07 de Novembro de 2017.

Critico Literário: Caco Soares