Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Encontros - Amós Oz

Encontros

Amós Oz, escritor israelense de quem tanto gosto e sigo nas aventuras dos livros que vou encontrando. Que bom sermos contemporâneos, neste mundo estranho e contraditório em que vivemos. Acabo de ler “de amor e trevas”, livro com lembranças autobiográficas. Nele, aparece como um menino cujos pais falavam várias línguas. Com o filho só em hebraico. Quando queriam falar entre eles se comunicavam em russo, em polonês: “O menino está escutando”, diziam.  Uma vez o avô paterno falava exatamente com Amós, contando histórias da família e outras. E a avó passando por ali escutou, e dirigindo-se ao avô: “Fala em russo, o menino está ouvindo”.
“Oz” em hebraico significa “coragem”.  O escritor adotou este pseudônimo/nome após a morte de sua mãe, quando tinha 12 anos.  O livro “de amor e trevas” tem 617 páginas. Os pais foram presenças muito fortes para Amós, embora em muitos momentos, presenças atormentadas e atormentadoras. Ambos intelectuais e originários de famílias da Diáspora. Amós nasceu em Jerusalém, em 1939, momento que esta cidade pertencia aos ingleses.
Conviveu em sua infância e adolescência com líderes como Bem Gurion e Menachem Begin, e com muitos escritores e acadêmicos, pessoas de uma época crucial na qual Israel que se constituía, enquanto país.  Entre os escritores que Amós Oz cita, e diz ser ultrapassado como muitos outros escritores/mitos da época de seus pais, encontra-se Agnon. Este recebeu o prêmio Nobel na década de 60. Fiquei surpresa ao encontrar em minha biblioteca as “Novelas Jerusalém”, de Agnon. Editora Perspectiva, 1967. Comprei este livro no “Sebo Bagdá”, que fechou suas portas em 2011. Quando fecha um estabelecimento que frequentei durante anos sinto nostalgia em um primeiro momento, e me acostumo rápido, a vida continua.
Entre a primeira guerra (1914) e a segunda guerra (1939) países acabaram e outros surgiram, Israel, por exemplo. E em Israel quantos povos, momentos históricos, muitos povos.  E em cada um de nós quantas histórias, quantas vidas vividas nesta vida. É do que trata “de amor e trevas”, livro de Amoz Oz.
Eliane Accioly
Enviado por Eliane Accioly em 14/11/2017
Código do texto: T6171638
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Eliane Accioly
São Paulo - São Paulo - Brasil, 76 anos
515 textos (25238 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/11/17 15:52)
Eliane Accioly

Site do Escritor