Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ENIGMA E PECADO

O que faria um homem normal de repente se tornar um criminoso, um psicopata? O que leva uma pessoa a matar e a ter prazer? Segundo Paulo de Tarso, o apóstolo, o pecado habita em cada um dos homens, cada um dos seres humanos é seu prisioneiro e mesmo que alguém queira fazer o bem, o mal está ali presente.

     Usando os preceitos da crença cristã do pecado, o escritor norte-americano Ted Dekker, traz um thriller que podemos chamar de um suspense psicológico cristão, Three (Thomas Nelson do Brasil, 352 páginas, R$ 49,90). Não é sua estréia em português, mas Three é a primeira ficção lançada pela filial brasileira da gigante norte-americana, conhecida no mercado por livros de auto-ajuda e de literatura institucional e de motivação.

     Dekker é um prolífero best-seller da Thomas Nelson Publisher, seus livros são classificados como ficção cristã, um subgênero ficcional, onde o cristianismo é retratado pelo ponto de vista positivou ou desempenha um papel importante no desenvolvimento da trama, é o caso de C. S. Lewis de As Crônicas de Nárnia ou Rick Sutcliffe, da série The Interregnum. Entre seus sucessos estão Thunder of Heaven, Skin, Showdown, Saint, Blessed Child, Blink, A Man Called Blessed e a trilogia White, Red e Black, livros que cruzam os gêneros de fantasia, suspense e terror, todos inéditos no Brasil.

     Em Three, Ted aborda com habilidade, o temor de uma pessoa normal ao ser ameaçada de morte por um psicopata conhecedor de um terrível segredo acontecido na infância dessa pessoa. O protagonista é Kevin Parson, um seminarista de 28 anos, fascinado pela natureza do mal. Kevin é um jovem pacato, simpático, com a característica de possuir uns olhos azuis que expressam uma estranha ingenuidade para sua idade.

     Após um debate com o seu professor sobre o pecado, Kevin estava retornando para casa, quando recebe uma estranha ligação, de um homem chamado Richard Slater, que diz que o conhece e sinistramente intima para confessar um pecado cometido por ele para o mundo ou o seu carro explodirá em três minutos. Depois que consegue escapar, Kevin percebe que entrou em um jogo perigoso, envolto na perseguição de Richard Slater, um psicopata conhecido pelo FBI, obsecado pelo número três e pela morte.

A partir desse ponto, o tormento de Kevin se inicia ávido em procurar por alguma pessoa em sua história que pudesse ter motivos para perseguir-lo, ele esquece de algo reprimido, um pecado esquecido, uma coisa horrenda que aconteceu em sua infância. Ajudado por uma amiga daquela época, Samantha, uma policial e por uma investigadora do FBI, Jennifer Peters, que seguia há anos os passos do Charadista, nome que Slater ganhou da polícia, Kevin Parson tentar sobreviver ao mesmo tempo em que a culpa o corrói por dentro. O autor constrói uma narrativa que entrelaça o pecado, o arrependimento, o tormento de um personagem perturbado e com um passado reprimido em uma teia onde nada é o que parecer ser. Os dois principais personagens, o bom Kevin e o cruel Slater, são construídas a partir da dualidade da natureza humana, com o agravante da complexidade deles serem a mesma pessoa ou como o próprio Slater divaga em uma de suas ameaças " Se o Bem e o Mal pudessem falar um com o outro, o que eles diriam?".

Dekker explora a mente dos personagens nessa batalha interior entre o bem e o mal, conseguindo montar um eletrizante suspense, com mais reviravoltas do que o normal.  Seus passos no desenvolvimento da trama são austeros, mas consegue intrigar no desvio do enigma dos personagens, no jogo de gato e rato entre Kevin e Slater e na caracterização do mal. Para um autor considerado cristão, já seria normal não encontrar cenas de profanação ou de sexo, mas excita pela violência e o suspense psicológico. Em um ritmo rápido e tenso, Three se destaca, apesar de alguns clichês, como um suspense convincente que surpreenderá em seu final. Vale a pena ler.

Cadorno Teles
Enviado por Cadorno Teles em 10/09/2007
Código do texto: T646786
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Cadorno Teles
Amontada - Ceará - Brasil, 41 anos
76 textos (68541 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/08/17 18:52)
Cadorno Teles