Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Morte de Ivan Ilitch e Senhores e Servos - Leon Tolstói


Eis aí duas obras literárias que sintetizam com sucesso o trabalho desse ícone da literatura russa. A narrativa de Leon Tolstói é ao mesmo tempo individualista e religiosa. Aliás, ela é um eterno conflito entre os valores terrenos e os valores celestes. Também devemos levar em conta que essas duas novelas retratam perfeitamente o universo russo da segunda metade do séc. XIX. Os costumes, as vestes, a injusta e severa hierarquia social, enfim, a visão de mundo do homem russo do abordado período.

Acerca da novela A Morte de Ivan Ilicht, poderia colocar como ponto principal a temática da frustração humana. Tolstói aborda com impressionante realismo os últimos anos de vida de um juiz de Direito, Ivan Ilicht, desde a descoberta da sua doença mortal até os seus últimos minutos de vida. De fato, é uma história que marca o leitor pelo resto da vida porque nos faz refletir sobre a nossa ínfima existência.

E sobre Senhores e Servos, tal novela aborda a injusta relação entre as classes socias da época. A arrogância e a maldade dos ricos e a resignação e a piedade dos pobres. Impressionou-me a virtuosa conduta do camponês chamado Nikita, em oposição ao materialismo e ao egoísmo do seu patrão: Vassili Andreítch. Além disso, o desfecho dessa história é bastante interessante.

Pois bem, caríssimos leitores, tenham uma boa leitura.
Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 12/10/2007
Reeditado em 03/11/2010
Código do texto: T691081

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fábio Pacheco
Recife - Pernambuco - Brasil
1120 textos (58279 leituras)
10 áudios (233 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 19:30)
Fábio Pacheco