Em São Paulo, no Teatro do Complexo Ohtake Cultural - Rua dos Coropés, 88 - Pinheiros, está em cartaz a apresentação atual da Ópera Rock, Jesus Cristo Superstar. Foi um estrondoso sucesso no começo dos anos 70, sucesso este que produziu  o filme clássico do Zinneman. (Há também uma nova versão cinematográfica que é mais para a televisão). 
     É claro que é uma peça com roteiro meio datado. Reflete os Estados Unidos do final dos anos 60. Jesus é mostrado como hippie e contestador do status quo da política e da religião. No caso da versão original, traduzida no Brasil por Vinícius de Morais, o musical era da época do rock. Hoje, eles fizeram uma versão que eu achei mais pesada e uma vez ou outra tive a sensação de mais crente ou carismática. Algumas músicas (belas) claramente na linha da fé e da renovação. Na versão atual, há uma crítica aos espetáculos de Tv e se mantém a versão de que Judas não traiu Jesus, apenas se enganou. 
     Eu que não faço leitura fundamentalista dos evangelhos  não estou a favor da demonização da figura de Judas, muito influenciada pela polêmica entre cristãos e judeus. Mas, não gosto também de certa defesa de Judas baseada no argumento do destino: era o destino dele. Então, ele não tinha como fugir disso. 
     Também acho que embora tenham todo direito de não fazerem nenhuma alusão à ressurreição, poderiam sim fazer uma leitura mais histórica e crítica da paixão. Mas, penso que para os jovens de hoje de todo modo vale a pena ver a peça..