A História de Oyá e Ogum na vida de Xangô! Esquete para trabalhar Cultura Afro-brasileira.

Sinopse
Oyá era a companheira de Ogum antes de se tornar a mulher de Xangô. O espetáculo traz os conflitos produzidos pela lenda, retratando as relações de amor e ódio que se estendem pela vida cotidiana. Uma história de Ifá, explica como o número 7 foi relacionado a Ogum e o número 9 a Oyá. "Oyá era a companheira de Ogum antes de se tornar a mulher de Xangô. Ela ajudava o deus dos ferreiros no seu trabalho; carregava docilmente seus instrumentos, da casa à oficina, e aí ela manejava o fole para ativar o fogo da forja. Um dia, Ogum ofereceu à Oyá uma vara de ferro, semelhante a uma de sua propriedade, e que tinha o dom de dividir em sete partes os homens e em nove as mulheres que por ela fossem tocados no decorrer de uma briga. Xangô gostava de vir sentar-se à forja a fim de apreciar Ogum bater o ferro e, frequentemente, lançava olhares a Oyá; esta, por seu lado, também o olhava furtivamente. Xangô era muito elegante, seus cabelos eram trançados e usava brincos, colares e pulseiras.
Autor:
Chico Nascimento ou Magonleji
Formato:
docx
Tamanho:
21 KB
Enviado por:
Chico Nascimento ou Magonleji
Enviado em:
16/07/2016
Classificação:
seguro