Educação Escolarizada

Educação escolarizada

Ensina expressão étnica¹

Educação escolarizada

Escriba eterna

Educação escolarizada

Expectativa esperançosa

Educação escolarizada

Extensão espelho

Educação escolarizada

Essencial exceto

Excedente escarnio

Educação escolarizada

Empodera escravos

Escravo exila

Educação escolarizada

Evasão encarnada

¹ (A palavra "etnia" é derivada do grego ethnos, significando "povo" que tem o mesmo ethos, costume, incluindo língua, raça, religião etc. Esse termo era tipicamente utilizado para se referir a povos não-gregos, então também tinha conotação de "estrangeiro") / Um grupo étnico é um grupo de pessoas que se identificam umas com as outras, ou são identificadas como tal por terceiros, com base em semelhanças culturais ou biológicas, ou ambas, reais ou presumidas. Tal como os conceitos de raça e nação, o de etnicidade desenvolveu-se no contexto da expansão colonial europeia, quando o mercantilismo e o capitalismo promoviam movimentações globais de populações ao mesmo tempo que as fronteiras dos estados eram definidas mais clara e rigidamente.

Por compreender tais aspectos da relação educação escolarizada, a palavra ethos em seu sentido concreto precisa ganhar vida.

Ethos é uma palavra com origem grega, que significa "caráter moral". É usada para descrever o conjunto de hábitos ou crenças que definem uma comunidade ou nação.

Como trabalho numa comunidade que contempla a comunidade quilombola de Lagoa Grande Distrito de Maria Quitéria- Feira de Santana-Bahia, sinto-me na obrigação, de defender o ethos quilombola, os costumes e os traços comportamentais que os distinguem do restante da população local.

Refletindo sobre, surge a ideia de criar uma proposta denominada ETHOS SAMBA: Estudar a influência da música nas emoções vividas pelos componentes deste território, que fazem parte da nossa escola.Buscar perceber por meio dos comportamentos de cada individuo, a importância da música, especialmente o samba.

O caminho é este, identificar o conjunto de valores característicos do movimento cultural presente na localidade, conjunto de valores da arte ou das artes existentes pelos diversos povoados dentro da própria Lagoa Grande.

Quais características morais, sociais, e afetivas definem o comportamento da cultura quilombola representada pelas famílias que moram na comunidade.

Qual espírito motiva as ideias e costumes deste povo quilombola?O fato de trazerem na alma, a luta pela liberdade? Enquanto guerreiros /as da própria história como forma de preservação? A condecoração de guardião e guardiã dos bens naturais da comunidade?

Quem na comunidade tem poder de argumentação? Que consegue influenciar o público como se fosse um orador em um discurso?

Quem na comunidade é logos? Usa o raciocínio , a razão para resolver as dificuldades?

Quem na comunidade usa o pathos, a emoção para resolver as dificuldades?

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 29/07/2017
Reeditado em 15/12/2019
Código do texto: T6068406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.