Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

GÊNERO LÍRICO

                          GÊNERO LÍRICO

    Tem sua origem na poesia lírica, que era cantada e acompanhada de instrumentos musicais. A própria palavra “lírica”, ligada a “lira” (nome de um instrumento de cordas), evidencia essa relação.
   No texto lírico predomina a expressão de sentimentos íntimos, através da seleção de elementos da língua brota um eu, que não deve ser confundido com a pessoa física do poeta, sendo na realidade, um componente do próprio texto e, ao qual denominamos de  eu-lírico ou sujeito lírico. A poesia lírica tem mantido a preocupação com a qualidade sonora das palavras, organizada em sucessões rítmicas e melodiosas, talvez sua principal característica.
    A lírica atual, sem deixar de ser a forma literária em que o eu-lírico manifesta sua subjetividade e deixa fluir seu sentimentalismo, tem incorporado temas filosóficos e preocupações de cunho social. A lírica trás em si uma preocupação com a própria atividade poética. Além de poesia sentimental, a lírica é uma poesia reflexiva, pois também está voltada para a realidade cotidiana e para o fazer poético.

Formas poéticas fixas
• Soneto – provém do italiano sonetto – pequeno som. É um poema construído por catorze versos; na poesia em língua portuguesa, esses versos estão geralmente distribuídos em dois quartetos ( estrofes de quatro versos) e dois tercetos ( estrofes de três versos). Vários esquemas de rimas foram praticados ao longo do desenvolvimento da literatura.
• Canção – é usada para designar vários tipos de composições líricas, evidenciando a relação entre poesia e música. É um texto de temática amorosa, formado por estrofes de número regular de versos e encerrado por uma estrofe menor, o ofertório, em que o poeta dedica o poema à amada ou condensa o conteúdo das estrofes anteriores.
• Elegia – normalmente indica poemas em que se expõem sentimentos dolorosos e digressões moralizantes destinadas a ajudar os ouvintes ou leitores a suportar os momentos difíceis ( como a morte de um amigo ou da pessoa amada).
• Ode – significa canto. Denomina composições líricas de tom solene e entusiasta, com temas variados, que vão dos prazeres da mesa à vitórias em jogos e batalhas.
• Écogla – significa seleção. Nomeia poemas de tema pastoril, normalmente dialogados.
• Há além dessas formas, muitas outras: balada, rondó, rondel, haicai, oitavas e sextilhas.

Lislopes
Enviado por Lislopes em 15/11/2008
Código do texto: T1284166

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Lislopes
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil, 53 anos
80 textos (250833 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/11/14 07:47)
Lislopes



Rádio Poética