CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Guernica – Obra em Quadro de Picasso, Pablo.

Guernica – Obra em Quadro de Picasso, Pablo.

O significado do quadro Guernica, de Picasso.


A obra Guernica, de Pablo Picasso, foi feito em memórias do bombardeio que aconteceu na cidade de Guernica, na Espanha, que teve aproximadamente mais de mil e quinhentas pessoas mortas e oitocentas pessoas feridas – acredito seja esse em meados o número de pessoas (mas, de qualquer forma, foi um massacre).

O motivo de a cidade Guernica ter sido escolhida foi pela sua não populosa numeração e também por não ter proteção antiaérea, ou seja, a cidade era um alvo fácil para um ataque e, além de a cidade possuir um velho carvalho chamado Guernikako Arbola, sob o qual, desde os tempos medievais, os monarcas espanhóis juravam respeitar as leis e costumes dos bascos. Destruir a cidade seria um “castigo” a todos os que imaginavam ver uma Espanha federalista ou descentralizada, outro motivo para destruir Guernica era o de abalar moralmente os adversários.

Houve também um acordo entre Hitler e Franco por dois motivos: o primeiro motivo é porque os nazistas não precisariam ficar investindo muito na Espanha, pois o que Franco queria era apenas alguns aviões e armas militares; o segundo motivo, que é o mais relevante para Hitler, é que, se Franco pudesse conter o comunismo na Espanha, também desestimularia todas as tentativas de implantar-se o bolchevismo ou sovietismo na França.

Cerca de um mês depois, chegou à Espanha a Legião Condor, que contia por volta de oito esquadrões, sendo quadro de bombardeiros e quatro de combate. Com isso o acordo firmado com Hitler dava grandes poderes aos nazistas, que ficavam submetidos apenas de Franco.

Houve mais motivos para a guerra bem como houve acordos entre a Espanha e a Alemanha, entretanto o principal motivo de Picasso ter feito à obra Guernica foram à da crueldade e desumanidade por parte dos alemães e dos espanhóis pelas aquelas “vidas inocentes”, pondo em seu quadro pedaços geométricos de pessoas e animais em seu quadro representando os resultados da guerra: um monte de vidas humanas destruídas pela desumanidade e frieza de outras vidas humanas. Lastimável!



                                                           (Bruno Fagundes Valine)
Poeta Lendário
Enviado por Poeta Lendário em 11/12/2008
Código do texto: T1329951
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Poeta Lendário
Castelo - Espírito Santo - Brasil, 25 anos
93 textos (155625 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/04/14 05:57)