A COMÉDIA DELL’ARTE

_____________________________________

Estudos Literários

 

A Comédia Dell'arte, também conhecida como comédia italiana, chamava-se na Itália comédia buffonesca ou a soggetto. Mas, de todas essas denominações, a que prevaleceu mesmo foi Commedia Dell'arte.

Até seu surgimento, os atores não se organizavam profissionalmente.  Com a comédia Dell'arte, passaram a se especializar nas técnicas teatrais necessárias a representação improvisada (mímica, vocal, acrobática, cultural). Portanto, passaram a formar companhias de cômicos Dell'arte, constituídas por artistas profissionais. Foi a revolução do teatro popular; revolução que acabou prevalecendo sobre a Escola Clássica do Teatro Romano.

Os cômicos Dell'arte se opunham a qualquer tipo de intelectualismo, não aceitavam nada que não fosse de âmbito popular, que não refletisse o pensamento popular. Sob a capa da sátira, reproduziam costumes e comportamentos de sua época.  Interpretavam a vida sem disfarces. Pela primeira vez, as mulheres subiam ao palco.

O Autor do texto escrevia apenas a linha geral dos acontecimentos, um esqueleto do enredo, denominado scenario. Deixava o diálogo inteiramente por conta dos atores que eram excelentes improvisadores e grandes mímicos. Cada ator criava o seu próprio tipo, as suas próprias reações e a sua própria linguagem. Marcavam, assim, profundamente a personagem, que representariam, salvo raríssimas exceções, por toda a vida.

Eles passavam o humor por meio de gestos e palavras, emprestando irreverência e magia aos personagens. A mímica acompanhava as falas e se manifestava não exatamente pela fisionomia, pois quase sempre o rosto estava encoberto pela máscara, mas, sim, pelo jogo corporal. Acrescentavam à mímica o elemento acrobático - contorções, piruetas, cambalhotas, saltos mortais - muito importante para a realização da comicidade. A isso tudo, uniam dança e música.

Nas interpretações usavam sempre figurinos e máscaras apesar de a igreja proibir o seu uso. Porém esses rebeldes artistas continuavam a usá-las; e, por esse motivo, muitos deles tiveram suas línguas cortadas.

Os espetáculos eram apresentados nas festas ou nos mercados das mais importantes cidades italianas e expressavam o ideal humanista com cenas centradas no homem, na mulher e também nas ciências. A trama e a intriga caracterizavam os principais tipos da sociedade da época, como o comerciante, o doutor, o capitão e o padre. Esses personagens fixos se alternavam nas histórias que quase sempre giravam em torno de romances e intrigas da sociedade. O diálogo e a ação poderiam facilmente ser atualizados e ajustados para satirizar escândalos locais, eventos atuais ou manias regionais; misturados a piadas e bordões. Os Innamoratis (amorosos) eram considerados papéis sérios e se opunham aos anciões e bufões.

Com um palco rusticamente adaptado numa carroça, os grupos da Commedia Dell’arte seguiam de cidade em cidade, com máscaras, faces e disfarces, fazendo sua critica, declarando seu amor, e, no fim, se despedindo com poesias e mensuras.

As Personagens eram identificadas pelo figurino, máscaras, e até por objetos cênicos, como o porrete. Eis os principais:

Arlecchino (Arlequim) – facilmente reconhecido pela roupa branca e preta com estampas em forma de diamantes. Representava o servo palhaço. Era acrobata, amoral e glutão. No carnaval é o bufão. Geralmente, o arlequim é servo do Pantalone, às vezes, do Dottore. Ele ama a Colombina, mas ela apenas o faz de idiota.

Columbina – A contrapartida feminina do arlequim. Usualmente apresentava-se como inteligente e habilidosa. É uma das servas. Algumas vezes, utiliza roupas com as mesmas cores do arlequim.

Brighella (Nani ou Pulcinella) – também um servo, porém mais esperto que o arlequim. Um trapaceiro imoral e desmerecedor de confiança. É uma personagem agressiva, dissimulada e egoísta. Pode roubar e até matar para atingir seu objetivo.

Dottore Balanzone (o doutor)aparenta ser um intelectual, mas geralmente essa impressão é falsa. É um velho rico, pedante, avarento e sem o menor sucesso com as mulheres. Usa uma toga preta com gola branca, capuz preto apertado sob um chapéu preto com as abas largas viradas para cima.

Pantalone (Pantaleão) – comerciante judeu, rico e avarento, mas ignorante. É o arquétipo do velho pão-duro. Não se preocupa com mais nada além de dinheiro. Apresenta-se de cavanhaque branco e manto negro sobre o casaco vermelho.

Il Capitano (Capitão) forte e imponente, mas não necessariamente heróico, geralmente usa uniforme militar, mas de forma exagerada e desnecessariamente pomposa. Conta vantagens como guerreiro e conquistador, mas acaba desmentido. Capa e espada são adereços obrigatórios.

Scaramuccia ou Scaramouche - é um pilantra covarde. Usa uma máscara de veludo negro, assim como também são suas roupas e seu chapéu. Um bufão, geralmente retratado como um contador de mentiras.

Pulcinella - é esquisito, desfigurado e inspirador de pena. Na maioria das vezes, um corcunda. Sua personalidade pode ser a de um tolo ou de um enganador. Sua máscara tem um nariz grande e curvo, como o bico de um papagaio.

Os Innamorati (enamorados) - o innamorato e a innamorata são os amantes e têm muitos nomes. (Isabella era o nome mais popular usado para a enamorada). São personagens jovens, virtuosos e perdidamente apaixonados um pelo outro. Usam trajes belos e de acordo com o período e a moda vigente. Nunca usam máscara e, geralmente, cantam, dançam ou recitam poemas. O mais conhecido enamorado é o Pierrot (Pedro ou Pedrolino), um servo fiel e totalmente devotado ao seu patrão. Forte, confiável, honesto, charmoso e carismático. Usa roupas brancas folgadas com um lenço no pescoço. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

O Teatro Elisabetano.

O Teatro dos Mistérios.

O Teatro das Moralidades.

O Teatro dos Milagres.

O Melodrama no Teatro.

____________________

Algumas informações foram recolhidas da Escola de Teatro Cartase e adaptadas ao texto. (www.escoladeteatrocartase.com.br).

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 23/03/2009
Reeditado em 04/07/2012
Código do texto: T1502467