O TEATRO DOS MILAGRES

__________________________________________

Estudos Literários

 

O Milagre (Francês, miracle), gênero de teatro medieval, esteve em voga durante os séculos XIII e XV, assim como o Mistério. É peça de duração bem mais curta que O Mistério, e centrada nos Milagres de Nossa Senhora, isto é, nas intervenções miraculosas da Virgem Santa. Mas explora também as lendas de vidas de santos, tomadas de empréstimo ao folclórico e a epopeia. A origem dos milagres e seu espaço cênico são os mesmos já descritos em Os Mistérios. (Clique no link)

As representações ocorriam no dia comemorativo do Santo e colocavam em cena personagens corriqueiros (pessoas a quem os santos ajudaram) defrontados com situações terríveis, de que se salvam pelo arrependimento tardio e por intervenção da Virgem Maria ou do Santo. Para mostrar o milagre de um Santo, fazia-se necessário contar sua vida desde o nascimento. O primeiro milagre que tivemos foi o Jeu Desaint Nicolas (Vida de S. Nicolau), de Jean Bodel, representado em Arras (França) por volta de 1200. O Jeu começa com os cristãos vencidos e massacrados pelos sarracenos: o único sobrevivente será salvo por milagre de São Nicolau que provocará a conversão em massa dos pagãos. A obra se destaca, sobretudo pela mistura do gênero cômico (cena de bebedeira) alternando com o religioso. No entanto, o mais significativo dos milagres, é o Miracle de Théophile (século XIII), de autoria do francês Rutebeuf; a peça é vista como percussora de Fausto, pois trata de um sacerdote que se entrega ao Diabo.

No séc. XIV, os dramas inspirados na devoção à Virgem Maria, formavam coleções, com o título de Miracles de Notre Dame. Na Biblioteca Nacional de Paris encontra-se um manuscrito contendo quarenta peças. A devoção aos milagres de Maria corresponde à devoção dedicada a Jesus Cristo, mostrada nos mistérios.

Com o correr do tempo os Milagres (ao contrário dos Mistérios) não sofreram alterações, tanto de conteúdo, como da forma de representar, o que acabou gerando seu progressivo abandono. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

O Teatro Elisabetano.

O Teatro das Moralidades.

O Teatro dos Mistérios.

O Melodrama no Teatro.

Comédia Dell' Arte.

____________________

Informações foram extraídas e adaptadas ao texto de: Lígia Vassallo, O Teatro Medieval. / Massaud Moisés, Dicionário de Termos Literários.

Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 08/04/2009
Reeditado em 02/07/2012
Código do texto: T1529638