O REALISMO-NATURALISMO NA CRIAÇÃO

 LITERÁRIA

 

Eis, a seguir, alguns dos princípios Realistas-Naturalistas, no que diz respeito à criação literária:

1. A Posição do Escritor Diante da Realidade

O escritor procura nivelar sua atitude à do cientista (objetividade). O romancista durante a narrativa, não idealiza a realidade, mas limita-se a registrá-la, o que nem sempre consegue. Por isso, não emite julgamentos a respeito de fatos ou personagens.

"Limitei-me a fazer em dois corpos vivos aquilo que os cirurgiões fazem em cadáveres". (Émile Zola, escritor naturalista francês, a respeito de duas personagens de um de seus romances)

O escritor naturalista não hesita em trazer para a literatura os aspectos mais repulsivos da vida, além de tender a focalizar as camadas mais baixas da sociedade.

2. Posição do escritor diante do Romance

O romance é encarado como um instrumento de denúncia e combate, pois, focaliza os desequilíbrios sociais (arte engajada); no Brasil, por exemplo, o problema da escravidão e do preconceito racial:

"A disciplina militar, com todos os seus excessos, não se comparava ao penoso trabalho da fazenda, ao regime terrível do tronco e do chicote." (Adolfo Caminha)

3. A Concepção do Homem

Para o romântico, o homem é a medida de todas as coisas. Para o escritor realista-naturalista, o homem é apenas uma peça na engrenagem do mundo. É apenas um animal ou vegetal como outro qualquer. Decorre daí, o narrador (naturalista) enfatizar comportamentos instintivos das personagens e as comparar com animais:

"Ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos..." (Aluísio Azevedo, O Cortiço)

4. As Personagens

As personagens deveriam ser retiradas da vida quotidiana e moldadas de acordo com a realidade observada (de fora) pelo narrador, sem idealizações. Dentro desse princípio, havia duas direções:

a) a tendência realista era retratar o espírito, a realidade interior da personagem. Aquela que os olhos não podem ver, mas desconfiam. É mais um impressionismo que realismo.

b) a tendência naturalista era retratar o corpo e os comportamentos exteriores da personagem (visão biológica, física, orgânica e social), que resultam da liberação dos instintos sob determinadas condições do meio ambiente. Surgem personagens tuberculosos, fóbicos, maníacos, anêmicos. Não porque o escritor as considere excepcionais, mas porque elas podem funcionar como índices dos males que corrompiam a sociedade.

5. A Concepção do Amor e do Casamento

O realista-naturalista está preocupado, principalmente, em focalizar o adultério, que é encarado como causa da destruição da família e, consequentemente, da sociedade. O amor, sobretudo para os naturalistas, é visto como um ato fisiológico.

"Amara-o a princípio por afinidade de temperamento, pela irresistível conexão do instinto luxurioso e canalha que predominava em ambos (...)." (Aluísio Azevedo, O Cortiço)

6. O Espaço

Os escritores realistas-naturalistas tinham nítida preferência pelo espaço urbano, pois a burguesia fixou-se, sobretudo, nas cidades.

7. O Tempo

Contrapondo-se aos românticos que voltavam ao passado ou projetavam-se no futuro. O escritor realista-naturalista preocupava-se com personagens que retratassem sua época. Retratando o presente, o autor capta os conflitos do homem da época, os seus problemas concretos e os dramas cotidianos de gente simples.

8. A Narrativa

O processo narrativo, obedecendo à lógica, elimina acasos e milagres, comuns nos romances românticos. Não raro, a trama é previsível e raramente ocorrem surpresas.

9. A Linguagem

A linguagem é mais simples que a dos românticos, pois o narrador pretende conseguir o retrato fiel da realidade focalizada. Por isso, recorrem a uma linguagem próxima do texto informativo, clara e simples, usando a ordem direta nas construções sintáticas e sem grandes artifícios metafóricos ou outros para traduzir a realidade. Nos textos naturalistas, ocorrem muitas expressões tomadas às ciências físicas e biológicas.

Autores Significativos (tendências)

a) Realistas: Machado de Assis, Raul Pompéia

b) Naturalistas: Aluísio Azevedo, Inglês de Sousa, Adolfo Caminha

• Cabe lembrar que em muitas obras de escritores realistas, podemos encontrar marcas do Naturalismo. ®Sérgio.

Tópico Relacionado: (clique no link)

O Realismo-Naturalismo

O Realismo-Naturalismo no Brasil.

Diferenças entre o Romance Realista e o Naturalista.

____________________

Para maiores informações a respeito do assunto ver: MOISÉS, Massaud. O Realismo. São Paulo: Cultrix, 1966. / BOSI, Alfredo – História Concisa da Literatura Brasileira, 3ªed., São Paulo, Cultrix. BRASIL, Assis – Vocabulário técnico de literatura. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s.d.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 12/07/2009
Reeditado em 16/01/2013
Código do texto: T1694974
Classificação de conteúdo: seguro