Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Gênero dramático

Gênero Dramático - Drama, em grego, significa “ação”. Ao gênero dramático pertencem os textos, em poesia ou prosa feito para serem representados. Isto significa que entre autor e público desempenha papel fundamental o elenco que representará o texto. O gênero dramático compreende as seguintes modalidades:
Tragédia: é a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror - Aristóteles afirmava que a tragédia era “uma representação de uma  ação grave, de alguma extensão e completa, em linguagem figurada, com atores agindo, não narrando, inspirando dó e terror”.
Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes. Sua origem grega está ligada às festas populares, celebrando a fecundidade da natureza.
Tragicomédia: modalidade em que se misturam elementos trágicos e cômicos. Originalmente, significava a mistura do real com o imaginário.
Farsa: pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, que critica a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino Ridendo castigat mores (Rindo, castigam-se os costumes).

fonte de apoio:http://www.saladeleitura.com.br
Marcelo Inácio
Enviado por Marcelo Inácio em 13/09/2009
Reeditado em 13/09/2009
Código do texto: T1808361
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcelo Inácio
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 47 anos
129 textos (398468 leituras)
32 áudios (1790 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/12/14 21:13)
Marcelo Inácio



Rádio Poética