Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Análise literária do conto"O diário de Adão e Eva" de Mark Twain - parte 1

              Tema: Esteriótipo

 No conto"O diário de Adão e Eva",Mark Twain traz a tona a origem da imagem estereotipada do homem e da mulher,demonstrando o quão antigo é o assunto,tendo em vista serem os personagens, os primeiros da nossa espécie. No trecho em que Eva diz "uma intuição me adverte de que esses pormenores algum dia terão sua importância" essa observação remete a idéia de que a mulher se detém em detalhes e isso é reforçado quando Eva questiona a falta de simetria das montanhas,das planícies e das estrelas,dizendo que estão dispostas de maneira quase perfeita.

 A possessividade e a vaidade são mostradas quando ela confessa que se achasse uma lua no escuro inventaria desculpas para sonegá-la,e nas tentativas que fez para obter uma estrela,com a qual enfeitaria o cabelo,cansada se abriga entre os tigres e sugere que suas peles dariam lindos vestidos.Cultiva-se a idéia há muito tempo de que as mulheres são detalhistas,possessivas e vaidosas entre outras características

 O esteriótipo masculino aparece quando Eva observa Adão e diz"indago de mim,para que serve ele? Não faz nada" é comum, principalmente em atividades domésticas, dizer-se que os homens não querem fazer nada, o que os caracterizam como preguiçosos.

 Quando Eva se refere aos peixinhos que Adão agarrava no riacho, para Adão seria o instinto de sobrevivência, ou seja,queria se alimentar dos peixes, o que o faria cair no esteriótipo de que o homem é um come e dorme. A característica mais marcante em uma mulher, Eva revela no trecho em que diz "eu gosto de falar:" falo durante todo dia,acordada ou dormindo, sou muito interessante, mas se tivesse alguém com quem falar, sê-lo-ia ainda mais, e não me interromperia" não é raro se ouvir dizer que as mulheres falam demais, e a questão do homem não saber ouvir é suscitada quando Eva relata o seu primeiro desgosto e conta:

Aguarde parte 2
jocimar linhares
Enviado por jocimar linhares em 13/07/2006
Reeditado em 30/07/2013
Código do texto: T193078
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor eo link para o site ' www.recantodasletras.com.br/autores/linhares). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
jocimar linhares
São Luís - Maranhão - Brasil
126 textos (10684 leituras)
1 áudios (219 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 16:44)
jocimar linhares