Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Análise literária do Conto "O diário de Adão e Eva" de mark twain cont. parte2

"disse-lhe meu nome,esperando que o interessasse,ele não prestou atenção,é estranho...se me dissesse o seu nome eu prestaria atenção".O que demonstra que a mulher é melhor ouvinte do que o homem.A sensibilidade é caracteristica normalmente atribuída ás mulheres,no trecho"as flores não o preocupam e ele as chama "tolice",isso demostra a falta de sensibilidade do homem,que tem a praticidade acentuada quando Eva diz"preocupar-se-á com alguma coisa que não seja construir abrigos com troncos das árvores para se preservar da boa chuva clara,ou abrir os melões a pedradas,ou comer uvas ou apalpar os frutos para saber se amadureceram",novamente o esteriótipo do homem que prioriza a alimentação e o descanso.

 Quando da descoberta do fogo por Eva,ela pensa em não contar para Adão,por não encontrar aplicação prática para o fogo e só sua beleza não teria importância para ele,o que reforça a questão da praticidade.Quando Adão pergunta o que era tudo aquilo(o fogo),Eva esperava que ele fosse menos direto e objetivo o que dá ênfase na objetividade masculina e na prolixidade feminina,porém uma característica comum nos dois é evidenciada quando eva diz:"no íntimo entristece-me o pensar que desde que tenha descoberto tudo,nada mais me interessará...",o homem em todos os aspectos da sua vida é atraído pelo novo,pelo desconhecido e quando isso se faz comum normalmente perde a importância.

 Sabendo-se que os primeiros filósofos foram homens,um ponto interessante,é que o autor remete o início da filosofia à mulher,no texto os provérbios nascem da observação de Eva,assim como,as dúvidas,os porquês,a própria teoria gravitacional é observada no experimento da pena com o torrão de barro e até mesmo o aparecimento do que os cientistas hoje chamam de "supernovas",o processo pelo qual as estrelas tendo sua pressão e temperatura elevadas a níveis máximos explodem e morrem,(superinteresante, abril 2001)ou mesmo os preceitos da astronomia quando Eva diz que vai se manter desperta a fim de guardar lembranças desse campo de estrelas de maneira que depois de seu desaparecimento possa substituí-las em seu devido lugar,isso tudo pode remeter as prendas domésticas,as quais as mulheres são associadas,o trabalho de arrumar,organizar e manter em ordem,normalmente é da mulher.O homem muitas vezes abomina esses trabalhos.

 Também no texto não passa despercebido o instinto materno que é tão caracteristico das mulheres,por exemplo,quando para Adão era necessário se livrar da criatura encontrada por Eva e ela se mostrava um forte obstáculo às sua tentativas e assim demonstrando a aproximação infinitamente maior da mãe com o filho do que do pai com o filho.

 Com relação a pespicácia,o sentimento e as observações,tudo isso era absorvido primeiro por Eva,demonstrando que a maturidade,como realmente se acredita,chega primeiro para as mulheres.

 
jocimar linhares
Enviado por jocimar linhares em 13/07/2006
Reeditado em 13/07/2006
Código do texto: T193171
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor eo link para o site ' www.recantodasletras.com.br/autores/linhares). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
jocimar linhares
São Luís - Maranhão - Brasil
126 textos (10678 leituras)
1 áudios (219 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 05:09)
jocimar linhares