Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Análise literária do Conto "O diário de Adão e Eva"de Mark Twain - parte3(final)

 O esteriótipo,neste caso nada mais é do que a reprodução de características marcantes do homem ou da mulher tornando-os inerentes a esses indivíduos.Mark twain justifica o comportamento semelhante entre os seres do mesmo sexo quando Eva fala de suas filhas e diz:"sou a primeira mulher e estarei presente e viva na última mulher que existir".

 Em meio a uma guerra de esteriótipos,onde não há vencido nem vencedor e sim um equilibrio de comportamento,o autor arremata mostrando um Adão rendido ao que seriam mais características femininas,o companherismo e o encanto.Então Adão diz:"depois de tantos anos vejo que me enganei a respeito de Eva.Reconheço hoje que é melhor viver fora do parque com ela do que no parque sem a sua companhia.No começo achava que ela falava muito,mas agora ficaria triste se essa voz não soasse perto de mim,pois sem ela não teria aprendido o sentido da vida".

 A idade traz sabedoria ao homem e ele entende o quanto essas diferenças são necessárias para o equilíbrio entre seres da mesma raça,mesmo que tenham pensamentos e comportamentos por vezes tão distintos.


                 Observações complementares
 
 Obs.01.causa-me estranheza o autor não ter abordado o esteriótipo da força,que denomina o homem sexo forte e a mulher sexo frágil,pois sabe-se que desde os primórdios a força foi característica fundamental para a sobrevivência humana,os mais fortes sobreviviam enquanto que os mais fracos expostos a uma natureza selvagem e em constante mudança,estavam fadados ao desaparecimento.(Teoria da seleção natural das espécies,Darwim).Mark Twain faz uma leve alusão ao esteriótipo do homem"chefe"que governa, quando Eva diz a Adão que fora do parque(paraíso)vão ter que trabalhar para sobreviverem,então ele pensa:vou governar,mas nada que se refira a força fisica,tão caracteristico ao sexo masculino.

 Obs.02.No que diz respeito ao esteriótipo da inteligência masculina ser superior a inteligência feminina,o autor desmistifica quando coloca Eva num papel mais atuante que Adão no sentido da descoberta,da observação,da crítica e da formulação de pensamento.Como foi citado anteriormente,a filosofia toma forma a partir das idéias de Eva,o que leva ao pensamento de uma escrita anti-machista por parte do autor,basta observar que o pejoratismo é maior com os esteriótipos masculinos(Adão não faz nada,não é sensível,etc).

 Obs.03.Há da minha parte uma concordância de que o esteriótipo é uma verdade,e o texto a demostra,porém apesar de heranças genéticas e culturais a que estão submetidos os seres humanos,muitas coisas mudaram e esteriótipos deveriam cair em desuso.A mulher se emancipou e está presente em todos os ramos de atividades e o homem como chefe de família e detentor do poder já não é uma verdade absoluta.É verdade que há semelhanças em seres da mesma espécie,mas não um modelo a ser seguido.
 
jocimar linhares
Enviado por jocimar linhares em 13/07/2006
Reeditado em 13/07/2006
Código do texto: T193210
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor eo link para o site ' www.recantodasletras.com.br/autores/linhares). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
jocimar linhares
São Luís - Maranhão - Brasil
126 textos (10679 leituras)
1 áudios (219 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 04:16)
jocimar linhares