Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

OS TIPOS DE COMÉDIA

_______________________________________

Estudos Literários

 

Dependendo da fonte que provoca o riso, a comédia pode se classificar em vários tipos, dos quais destaco as seguintes:

Commedia Dell'arte, também chamada commedia a soggeto (comédia de tema), commedia all'improvviso (comédia de improviso), commedia dei zanni (comédia dos criados), commedia dei maschere (comédia de máscaras), commedia all'italiana (comédia italiana), Mas, de todas essas denominações, a que prevaleceu mesmo foi Commedia Dell'arte (séculos 16 e 18). Eram apresentações improvisadas a partir de um acervo de situações (adultério, ciúme, velhice, amor) e personagens padronizados. Muitos dos elementos básicos da Commedia dell'arte vieram das comédias romanas (palliata comoedia) de Plauto e Terêncio.

O Vaudeville é uma comédia entremeada de árias. Fundamente-se quase que exclusivamente na intriga e no efeito provocado pelos equívocos, despertando a graça.

Comédia Burlesca - por meio da paródia, sátira ou caricatura, a comédia burlesca ridicularizava instituições, escolas, costumes e valores sociais. Originalmente, parodiava textos clássicos, como as epopeias, utilizando uma linguagem zombeteira e exagerada que tinha como finalidade ridicularizar a obra. Por exemplo, a obra Virgile Travesti (1648) de Paul Scarron, autor francês do séc. XVII, uma paródia ao poema épico de Virgílio.  Tem-se que a comédia burlesca originou-se a partir da Comédia dell'arte italiana.

A Farsa - este tipo de comédia pretende provocar o riso sem intenção didática ou moralizante; e sim, a partir de exageros tirados da observação da vida quotidiana. A farsa depende mais da ação do que do diálogo; mais dos aspectos externos (cenários, roupas, gestos, etc.) do que do conflito dramático. Seus personagens, em número restrito, são tirados da vida urbana em desenvolvimento. A farsa não observa regras de verossimilhança podendo chegar ao absurdo. Difere da sátira ou da paródia por não pretender questionar valores. Dentre os numerosos exemplares desse gênero (mais de cento e cinquenta) produzidos entre 1440 e 1560, época de seu florescimento, destaca-se La Farce de Maîte Pathélin,  composta entre 1460 e 1470.

Comédia de Costumes visa a criticar os hábitos e os costumes de uma sociedade em determinada época. A exemplo de Les Precieuses Ridicules (1659) e Les Femmes Savantes (1662), de Molière.

Comédia de Personagem – quando a ênfase recai num tipo, isto é, numa personagem representativa de uma tendência perpétua do ser humano, como em Tartuffe (1664) de Molière, cujo personagem homônimo é um hipócrita e falso devoto.

Comédia – Ballete: inventada por Molière, consiste numa comédia de costumes ou de personagem entremeada de cenas de dança cômica.

Comédia Lacrimejante – quando emprega lágrimas para sensibilizar o público. O dramaturgo francês Nivelle de la Chaussée, foi o criador dessa modalidade com peças como Fause Antiphie (1733) e Melanida (1741). 

Comédia de Capa e Espada – de origem espanhola, recebeu tal denominação pelo fato de os cavaleiros da época (século XVI) usarem a capa e a espada. Gira sempre ao redor de intrigas amorosas, como em La Dama Boba (1613), de Lope de Vega.

Comédia de Humor Negro - é um subgênero da comédia e da sátira, onde temas graves como a morte, estupro, assassinato, aniquilação humana ou violência doméstica são tratados de forma satírica.

Comédia Pastelão - é uma comédia de cinema, pois apresenta perseguições, colisões e brincadeiras onde as personagens só fazem coisas tolas e embaraçosas, como tropeçar, cair, só para provocar o riso nas pessoas.  O famoso comediante Charlie Chaplin , usou uma série de comédias pastelão. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

A Comédia.

Comédia Dell'arte.

A Farsa.  

____________________________________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.

Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 05/04/2010
Reeditado em 12/05/2012
Código do texto: T2179496
Enviar por e-mail
Denunciar

Sobre o autor
Ricardo Sérgio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 67 anos
1281 textos (15186654 leituras)
7 e-livros (6337 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 27/11/14 09:41)
Ricardo Sérgio



Rádio Poética