USO DE COLCHETES E GRIFO EM CITAÇÕES

______________________________________________________________________

 

O USO DOS COLCHETES

1. Nos acréscimos - quando houver acréscimos do autor (comentários ou palavras) em meio à citação que está sendo feita, para melhor entendimento, esses acréscimos ou devem aparecer entre colchetes, no inicio, meio ou final da citação . Exemplo:

O operador não sai desses comandos aqui, [ele] cumpre rotinas, talvez faça uma coisa assim [faz um gesto circular].

2. Nas omissões em citações – quando, em meio à citação, suprimem-se trechos do texto citado (permitidas quando não alteram o sentido da frase ou do texto), esta omissão deve ser indicada através de reticências entre colchetes (ou parênteses): [...]. Podem ser utilizadas no início da citação, no interior, no final ou entre um parágrafo e outro, quando se suprime um parágrafo inteiro. Neste último caso as reticências ficam numa linha sozinha. O corte final de cada citação fica, sempre, a critério de quem está citando:

"[...] com realidades como pobreza, menor, escolaridade, menor acesso a oportunidades laborais, maior chance de sofrer exploração no trabalho, desemprego, alcoolismo, [...] entre outras tantas problemáticas as quais jovens de classe média [...]." (FERNANDES apud RACOVSCHIK, 2002, p. 2).

Na citação por números, segundo Rey, "[...] facilita-se a leitura, faz-se economia de espaço e de trabalho tipográfico".

3. Nas Dúvidas: Para indicar dúvida em uma citação usa-se ponto de interrogação entre colchetes, após o que se deseja questionar: [?].

USO DO GRIFO:

Quando existir a necessidade de se destacar algumas palavras ou expressões do texto citado, esta ênfase pode ser dada por meio de grifo, em itálico ou negrito, havendo a necessidade, porém, de no momento de se fazer a referência da citação entre parênteses, colocar ao seu final, a expressão "grifo nosso". No caso do destaque ter sido dado pelo próprio autor do texto citado, deve-se utilizar a expressão "grifo do autor":

"Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]." (DERRIDA, 1967, p. 293; grifo meu). ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

Como Fazer Citações.

Como Fazer Citação de Citação.

Expressões Latinas Usadas em Citações.

Como fazer Citação da Internet.

_____________________________

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), Informação e Documentação, Citações em Documentos. Rio de Janeiro, 2002.

Agradeço a você que me honrou com a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.