O TERMO VANGUARDA NA LITERATURA

______________________________________________

Estudos Literários

 

Do modo geral, vanguarda (do francês, avant-gard) é a posição que encabeça uma sequência; é estar na dianteira, na frente: Na fila do colégio, gostava de andar na vanguarda. O antônimo de vanguarda é retaguarda.

Em Literatura é o indivíduo ou o grupo de indivíduos que, por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, rompe totalmente com as formas do passado, ou as renova de maneira radical - desenvolvendo técnicas, ideias e conceitos novos. Entretanto, nem todo o movimento literário é considerado de vanguarda, embora alguns escritores tenham a intenção de criar algo novo. Percebe-se sem dúvida que esses escritores acabam caindo na pura imitação de algum movimento literário já desenvolvido antes. A modo de exemplo, podemos dizer que o Movimento Pau-Brasil e Antropófago é considerado no Brasil, e internacionalmente, um movimento de Vanguarda; ao contrário do Modernismo que segundo Assis Brasil¹ (Vocabulário Técnico de Literatura, s.d.) foi "inspirado" em conteúdos estéticos um tanto envelhecidos na Europa, embora válidos para a nossa literatura, indecisa ainda em abandonar escolas ultrapassadas como o Parnasianismo e o Simbolismo.

A preocupação da Vanguarda Literária no Brasil é não ficar estática, estagnada ao dinamismo do mundo e, por isso, tenta acrescentar a suas letras novos valores expressivos. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

Movimento Pau-Brasil e Antropófago.

Movimento Verde-Amarelo.  

O Praxismo - Movimento de Vanguarda Brasileira.

____________________                      

1 - Brasil, Assis. Vocabulário Técnico de Literatura. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s.d.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 17/09/2010
Reeditado em 12/05/2012
Código do texto: T2504690