Singularidades de uma Rapariga Loura

1. Resumo:

Neste conto relata-se a história de Macário, contada por este, numa estalagem, a um desconhecido que, por sua vez, irá narrar aos leitores.

Ele, Macário apaixona-se por uma bela rapariga loura e fica noivo dela, mesmo contra a vontade de seu tio e acarretando com as conseqüências vindouras. Fica sem emprego e o tio expulsa-o de casa.

Macário consegue enriquecer em Cabo Verd e quando já tem a aprovação do tio para finalmente casar com a sua amada, descobre então a singularidade do carácter da noiva.

Ela, um jovem loura e bela, trazia atrás daqueles lindos cabelos louros, pura falsidade.

Macário decide então deixar Luisa, pois ele era moço de boa índole, o oposto de Luisa.

2. Estrutura: (Personagens)

Vilaça (Mãe): vestia luto, cabelo preto solto e anelado, chambre branco e braços nus, lábios fortes, perfil aquilino e firme; temperamento ativo e imaginações apaixonadas.

Luísa (Filha): loura clara, bonita, fina pele rosada, tocada de luz, meiga e amorosa pequenez da sua mão; como uma unha mais polida que o marfim de Diepa Temperamento singular.

Tio Francisco: possante estatura, os seus óculos de ouro, a sua barba grisalha em colar, por baixo do queixo sua austera e majestosa tranqüilidade, seus princípios autoritários e tirânicos; brevidade das palavras.

Marcário: calva larga, luzida e lisa, olhos pretos com a pele em roda engelhada e amarelada, e olheiras papudas, tenha uma singular clareza e retidão, por trás de seus óculos redondos com aros de tartaruga; barba rapada e queixo saliente e resoluto.

Narrador – Personagem: naturalmente positivo e realista.

3. Foco Narrativo:

O foco narrativo se dá, logo após Marcário e Luísa entrarem na loja de ourives. Após examinar as mostras forradas de veludo e experimentar o anel de pequenas pérolas, antes de sair da loja o caixeiro informa o furto que Luísa havia cometido.

Neste livro podemos observar que geralmente as pessoas de boa aparência, formosas, louras são as boazinhas, ao contrário de Luísa, que neste livro, a cor loura, simbolizou falsidade.

º Tempo Cronológico: marcado pelas datas, dias mês, ano. Você não se perder no tempo.

º Espaço: a história ocorre numa estalagem do Minho, onde o Narrador-Personagem conhece Marcário e passa a história dele.

by Merari Tavares