A PARÁBOLA

___________________________

Figuras de Linguagem

 

A Parábola (do Grego parabolê = comparação, alegoria) é uma narrativa curta, não raro, confundida com o apólogo e a fábula em razão do conteúdo moral explícito ou implícito que encerra e de sua estrutura dramática. No entanto, a distinção das outras duas se faz pelo fato de a parábola ser protagonizada por elementos humanos.

Parábola é uma prosa altamente metafórica que realça fatos que sirvam de comparação a outros de conteúdo moral. Serve de uma lição ética indireta ou simbólica.

A parábola é, geralmente, inventada; entretanto, um acontecimento histórico também pode servir de parábola. Ninguém se serviu de maneira mais perfeita e frequente da parábola do que Jesus Cristo. As parábolas do Evangelho adquiriram um sentido tão exemplar que seria impossível um princípio ou uma verdade mais objetivo:

"Como vês a palha no olho de teu irmão, e não vês a trave (lasca de madeira) no teu? Como ousas dizer a teu irmão: deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trava de teu olho, então tratarás de tirar do olho de teu irmão (Mt 7,1-5)."

A trave representa o defeito que ignoramos ou tentamos ignorar em nós mesmos e palha é o defeito que apontamos nos outros.

"Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e, estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um" (Lucas 8:5-8).

Jesus assim explicou essa parábola: "A semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido d bom e reto coração retêm a palavra; estes frutificam com perseverança" (Lucas 8:11-15).

Fica explicito, portanto, que não obstante haver exemplos profanos, a parábola é exclusiva da Bíblia. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

A Fábula.

A Paródia.

O Apólogo.

_________________________________________

Para copiar o texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Informações foram retiradas e adaptadas ao texto de: MOISÉS, Massaud. A criação Literária. São Paulo: Cultrix, 1966. / Moisés, Massaud & Paes, José Paulo, orgs. Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira. São Paulo, Cultrix, 1967.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.