Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EIS O TEXTO.

Alguém me pediu que indicasse um livro de manejo fácil no tocante à construção de versos. O trabalho do mestre SÂNZIO DE AZEVEDO, meu colega da Universidade Federal do Ceará (UFC), intitulado "Para Uma Teoria do Verso", atende perfeitamente este intento. O mesmo é resultado de vinte anos de magistério. Para os informados, Sânzio de Azevedo é Poeta do mais alto gabarito. Ressalto que postei umas referências bibliográficas  -  "Ler e Estudar São Imperativos Categóricos"  -  que dão certo suporte teórico para quem tiver interesse.

Claro que conhecer técnicas é importante, mas isso é absolutamente irrelevante desde o surgimento do Modernismo. Ademais, um João Cabral de Melo Neto não se encontra fácil por aí. Um exemplo: o poema de forma fixa, conhecido por soneto, é muito semelhante a crase. Ou seja, muitos falam dele, escrevem sonetos, mas raros, raros mesmo, são aqueles que não só conhecem seus mistérios como são capazes de escrever um com o mínimo de qualidade. E olha que há cidadão se arvorando de professor, é mole?

Portanto, esta obra será muito útil. No entanto, qualquer bom manual de teoria literária traz infomações suficientes
Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 30/10/2006
Código do texto: T277838
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1002 textos (256311 leituras)
1 áudios (293 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 20:24)
Ary Carlos Moura Cardoso