CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

"O PERIGO DO EXCESSO DE CONFIANÇA OU DA AUTOCONFIANÇA"

        O PERIGO DO EXCESSO DE “CONFIANÇA” OU DA “AUTOCONFIANÇA”
         
            A “confiança” é uma virtude difícil de ser adquirida ou conquistada. A “autoconfiança”, então, requer muito conhecimento de si mesmo. Até que ponto devemos prosseguir, quando o assunto é excesso de “confiança ou autoconfiança”? A princípio, sabemos que todo excesso é prejudicial, pois, tudo que ultrapassa os limites da razão tende a não dar certo.
             No aspecto que diz respeito à “confiança”, a mesma só terá bases sólidas quando for pautada na lealdade recíproca. Isso significa entregar nas mãos de alguém tudo àquilo que é importante para nós, sem medo de sermos decepcionados. Entregar desde nossos sentimentos mais nobres, até mesmo nossos bens de alto valor.
             A “autoconfiança” já oferece um risco maior. Ela requer uma boa dose de humildade e disciplina. Na maioria das vezes, nós, seres humanos acostumados à prática exagerada da vaidade e do orgulho, quando achamos que temos o domínio de algo ou de alguém em nossas mãos, nos encrencamos. Muitas vezes, essa encrenca não tem volta. Em se tratando de relacionamentos, empregos, lazer, ou seja, lá qual for o segmento, nunca devemos nos esquecer que, lidar com o próximo exige respeito, sabedoria e humildade. Estamos todos em processo de crescimento e educação. Não estamos prontos ainda a ponto de brincarmos com coisas ou pessoas sem que os primeiros prejudicados sejamos nós mesmos.
              Por isso, pensemos bem antes do excesso de “confiança ou de autoconfiança”. Devemos dominar nossas mentes, pois poderemos ser surpreendidos por um resultado nada agradável. “A humildade em qualquer época da humanidade será sempre a pérola mais preciosa do grande baú de sabedoria que é a nossa vida.”

Abraço Fraterno!                           VIVI ROMAGNOLI
                                                 (todos os direitos reservados)
Vivi Romagnoli
Enviado por Vivi Romagnoli em 17/08/2011
Código do texto: T3165869

Comentários

Sobre a autora
Vivi Romagnoli
Ponte Nova - Minas Gerais - Brasil, 39 anos
66 textos (12958 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/10/14 07:26)