Muttrix

Sempre sonhei com as mudanças. Mudança de postura, mudança de rumo, mudança dos versos.

Nessa busca incessante, encontrei o Muttrix, uma mutação genérica do Poetrix.

Muitos de vocês discordarão da minha rebeldia, mesmo assim, me atrevo a expor esta novidade poética. Não é nada mais do que uma outra vertente do Poetrix, que apresento como uma nova proposta. Provavelmente, uma oportunidade a mais para se exercitar a mente através do terceto já amplamente difundido e discutido.

Minha ideia é que se crie um novo verso sem que a estrutura do Poetrix seja violentada na sua essência. O que estou sugerindo é que este novo verso seja um complemento, para o entendimento do leitor. Principalmente no que se refere ao susto.

Ao contrário do Mote, este novo verso não é um adendo e sim, um ponto a mais de apoio para a compreensão do poema. Muitas vezes ele fica tão conciso e/ou abstrato que só os amantes da nobre arte o entendem com tranquilidade.

Este novo verso deve ser escrito entre parênteses para que fique claro que não estamos alterando a estrutura do Poetrix.

Exemplos:

1 - Outono

as folhas amareladas

dizem que a natureza

mudou de Estação

(chegou o período que trás consigo a fase da transformação)

No poema, a palavra chave é “Estação”, que deveria ter sido escrita com letra minúscula. Fiz questão de redigi-la com o “E” maiúsculo para que o poema não ganhasse outra interpretação, favorecendo o entendimento. Neste caso, estou direcionando o leitor.

A estética do Poetrix permanece intacta, mas a dinâmica dos fatos ganha uma nova configuração.

Para os viciados em tercetos isto pode parecer uma bobagem, uma divagação poética desnecessária e ilusória.

2 – Mutante

despi-me

das iras e dos fardos

para vestir-me de ti

(livre de maus sentimentos, deixei você junto a mim)

3 – Tirania

em choro convulsivo

ajoelhei-me

aos pés da Dama da in_Justiça

(ela calou-me a boca com sua sentença de morte)

4 - Navegante

vento frágil

não leva barco,

mas acalma minha dor

(sou marinheiro de primeira viagem)

5 - Ipê

saí por aí,

me encontrei

quase florido

(sou árvore torta do cerrado)

O comentário a seguir é de Goulart Gomes.

"Há um bom tempo que queria ter falado sobre o Muttrix, mas só agora consegui reservar um tempo para isso.

Pedro Cardoso é um gênio do Poetrix. Se eu criei a proposta inicial, ele criou tantas variações, ampliando tanto as possibilidades de se criar tercetos, que a história do MIP não seria a mesma sem ele. Eu ainda estou "devendo" a elaboração de um trabalho mais consistente sobre as formas múltiplas, seja em forma de ensaio ou de antologia, mas um dia eu pago. Hércio já citou outras referências ancestrais sobre as "extensões" a um terceto original, algo também realizado pelo japoneses, mas por um caminho inverso. No caso deles, o Haicai é que se "desmembrou" de formas mais extensas. Acho essa nova proposta, do Muttrix, muito válida. Ela é quase reflexiva, filosófica. Meu único temor é que os praticantes desavisados acabem transformando-a em mais um verso, criando uma quadra. Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena! O que ainda virá da cachola desse Pedro, pedra sobre a qual foi assentada a igreja do Poetrix?

E assim, vou me divertindo e esbarrando nas novas teorias, das quais tanto gosto."

E viva a poesia!!!

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 18/04/2012
Reeditado em 11/10/2023
Código do texto: T3619477
Classificação de conteúdo: seguro