DEZ DICAS PARA UM BOM POETRIX

 
                                            (por Goulart Gomes*)

 
 
Um poetrix não é uma frase fatiada em três partes.
Vamos tomar um exemplo: 

 
TELEFONEMA

passei a noite em casa
esperando que ela ligasse
mas ela não ligou


Isso não é um poetrix. 
É a primeira oração de um texto!

Está simplesmente horrível!



Mas, notemos como ele poderia ficar bem melhor, se a idéia fosse expressada de outra forma:


TELEFONEMA

noite em branco
telefone mudo
até o amanhecer


1. EVITE AS ORAÇÕES COORDENADAS.

Aquelas que se unem através de vírgulas ou conjunções E, MAS, PORÉM, etc.


 
2. EXPLORE O PODER DO TÍTULO.  

Uma das grandes vantagens do poetrix é a existência do título, o que não há no hai-kai. Por vezes, ele pode ganhar uma característica de “verbete”, sendo definido pela estrofe. Suprimam o título e observem diferença que faz: 


SEMÁFORO

pensei ser outra lua
olho verde contra o céu
fugaz, no meio da rua


Outro trunfo é que o título não entra na contagem de sílabas.

Assim, alternativas criativas podem ser formuladas.
Num exercício “exagerado” desta possibilidade, uso como exemplo esse título:
ESTUDO SOCIOANTROPOLÓGICO DE UM CIDADÃO LATINOAMERICANO
DE CLASSE SOCIAL DESFAVORECIDA, À LUZ DA NOVA ORDEM MUNDIAL, IMPACTADA PELA GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO, NUM ENFOQUE MÍSTICO-TRANSCENDENTAL, CORROBORADO PELOS IDEAIS FREUDIANOS-LENINISTAS, SEM ASPIRAÇÕES EPICURISTAS

 
nasceu
cresceu
desencarnou


 

3. MINIMALIZE.

Corte tudo o que está sobrando.
Escrever um poetrix é lapidar um diamante. Nenhum texto fica pronto “de primeira”. É preciso, sempre, trabalhá-lo.
Literatura é 10% inspiração e 90% transpiração.
Com o poetrix, apesar de pequeno, não é diferente.

Exemplo:


ANTES:

DRAGÃO


com a cabeça no ar
e com os pés no chão
é um homem? não, um dragão


DEPOIS:

DRAGÃO


cabeça no ar
pés no chão
homem? dragão


 
4. PESQUISE.

Enriqueça o seu texto com informações pertinentes.
Vejam este poetrix:


XENOGLOSSIA 

na Planície de Sine-Ar 
decifrar tua língua 
em minha Torre de Babel


Após ter a idéia, fui à Bíblia obter mais informações sobre a Torre de Babel.
Lá descobri que ela foi supostamente erguida na planície de Sinear. Em latim, “sine” quer dizer sem.
A informação caiu perfeitamente: a língua, a torre, alguém “sem ar”... Uma pequena informação pode fazer uma grande diferença.


 
5. NÃO CONFUNDA POETRIX COM HAI-KAI.

Para isso, é importante conhecer, também, os fundamentos do hai-kai.
Para começar: se o tema do seu poetrix é a Natureza, desconfie. Pode ser que nasça um hai-kai, e não um poetrix.


 
6. UTILIZE FIGURAS DE LINGUAGEM.

Em todas as formas poéticas, o uso de figuras de linguagem, metáforas, tropos e imagens enriquecem bastante o texto.
Por vezes, é necessário “substantivá-lo”.


QUANDO A MARÉ ENCHER

Verdi no azul do mar
tocando forró no piano
pra Netuno e Yemanjá


 
7. ACABE COM AS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS.

Mas, Contudo, Porém, Todavia, Não Obstante, Entretanto, No entanto, geralmente não servem para nada em um poetrix, assim como a conjunção explicativa Pois.


 
8. NÃO FORCE RIMAS.

Poetrix não é soneto. Às vezes pode-se dispensar completamente uma rima, utilizando-se bem o ritmo, a sonoridade e a riqueza semântica  das palavras.


 
9. POETRIX NÃO É PROVÉRBIO

Muito menos, frase de pára-choque de caminhão.
Evite coisas como :


ARROCHA

mulher e parafuso:
comigo
é no aperto


(Só um texto explicativo, mesmo, para me fazer criar uma “coisa destas”! Que sacrifícios a gente não faz pela Literatura! Horrível isso!)


 
10. O NÃO-DITO FALA MAIS QUE O DITO.

Não pense que seu leitor é burro. Não dê tudo “mastigado”.  
Faça com que seu texto “dialogue” com o leitor, permita que ele faça sua própria “viagem” nas palavras:


ÁCIDO

a água furou a pedra
moinhos de amsterdã
a manhã será mais bela


HOLOKAWSTO

há o que não houve
retalhos de nylon
cogumelo atônito



 
E, para finalizar, não esqueça:

O POETRIX é um poema composto de título e uma estrofe de três versos (terceto) com um máximo de 30 sílabas métricas. 


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* GOULART GOMES nasceu em 1965, é bahiano, poeta, contista, ficcionista, professor de Literatura Brasileira e Administrador de Empresas. 
É
o criador do POETRIX e um dos fundadores do Grupo Cultural Pórtico.
Durante a IIIª Feira Internacional do Livro da Bahia, em 1999, Goulart formulou as bases de uma nova linguagem poética, com a publicação do Manifesto Poetrix, no seu livro TRIX – POEMETOS TROPI-KAIS.
O Movimento Internacional Poetrix (MIP) já possui adeptos em vários países. 

O neologismo POETRIX  foi criado a partir de POE (poesias) e TRIX (três).

Desde o seu surgimento, o poetrix tem sido um assunto bem polêmico, e, isso se deve ao fato de ser dissidente do haikai (em português: hai-cai).
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[Ligeira adaptação desse apontamento e grifos são de responsabilidade de Kathleen Lessa.]