DIONISÍACAS: OS CONCURSOS

____________________________________________

Estudos Literários

 

A preparação das Grandes Dionisíacas ficava sob a responsabilidade de um Arconte, funcionário do governo, que recrutava os coregos (cidadãos ricos). Assim, o custo da produção era dividido entre o Estado - responsável pela manutenção do teatro, pelo pagamento do coro e dos prêmios - e os coregos, que recrutavam os atores e encarregavam-se da organização. Garantiam, também, o acesso de todos os cidadãos aos espetáculos, com uma ajuda de custo para o pagamento dos ingressos, e refeições, nos dias de festivais, para os mais pobres.

Os Concursos - O teatro estava criado. Para incentivá-lo, instituíram-se os concursos públicos de tragédias, que coincidia com a estabilização do governo democrático em Atenas. A regulamentação exigia a inscrição, de três tragédias, por candidato, com temas mitológicos retratando as relações entre os homens e os deuses, e um drama satírico. O canto e a dança devia mesclar-se a poesia.

No primeiro volume da Arte Poética, Aristóteles formula as regras básicas para a arte teatral: "a peça deve respeitar as unidades de tempo (a trama deve desenvolver-se em 24h), de lugar (um só cenário) e de ação (uma só história)".

Os concursos aconteciam durante três festivais que eram organizados anualmente ao deus Dionísio. Eram eles:

As Dionísias Urbanas - celebradas na primavera (fins de março) e frequentadas por toda a população grega, além de embaixadores estrangeiros. A festa durava seis dias. No primeiro se fazia uma solene procissão, com a participação de toda a cidade. Nela se levava a estátua de Dionísio que era colocada junto à orquestra do Teatro. Nos dois dias seguintes realizavam-se os concursos com a apresentação dez coros ditirâmbicos.

Os concursos dramáticos eram realizados nos três últimos dias. Três poetas trágicos e um satírico (tetralogia) eram escolhidos, para representarem, cada um deles, sua obra inteira, no mesmo dia.

As Leneanas - tinham um caráter mais local. Celebrava-se no inverno (fins de janeiro). Duravam de três a quatro dias. Uma procissão, de cunho extremamente silencioso e um duplo concurso de comédias e tragédias eram as atrações da festa.

As Dionísia Rurais - celebravam-se apenas nos "demos" (povoados) em fins de dezembro. Foram as mais antigas festas a Dionísio.

No final dos concursos dramáticos, realizava-se o julgamento e, em seguida, dava-se o resultado da classificação final. As categorias premiadas eram três: poetas, coregos e protagonistas. Essa classificação era votada por um júri, que dava seu veredicto sob forma de voto secreto. As representações começavam pela manhã. E se assistia ao espetáculo com uma coroa de louro na cabeça, como nas cerimônias religiosas. As mulheres atenienses, embora não pudessem participar da cena, podiam assisti-la como espectadoras, pelo menos as tragédias. Quanto à comédia, devido a certas liberdades inerentes ao gênero, não era frequentada pelas atenienses mais "sérias".

As máscaras que simbolizam o teatro vêm daquela época, pois as mulheres gregas, por não serem consideradas cidadãs, não podiam encenar e os homens tinham de fazer os dois papéis.

Téspis foi o vencedor do primeiro concurso (534 a. C.), mas nem a tragédia vencedora, nem outras que escreveu chegaram até nós. Segundo os estudiosos, só sobreviveu 10% ou menos do que efetivamente foi produzido na Grécia Antiga. ®Sérgio.

Veja também: (clique no link)

A Origem Do Teatro

Dionísio: Origem do Teatro Grego.

As Dionisíacas: Origem do Teatro Grego

O Espaço Cênico Das Dionisíacas

___________________________________

Ajudaram na elaboração deste texto: http://didaskalia.open.ac.uk/StudyArea/introtoancienttheatre.html

NUÑEZ, Carlinda Fragale Pate e outros. O teatro através da história. Rio de Janeiro: CCBB, 1994.

BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro grego origem e evolução. São Paulo: Ars Poetica, 1992.

Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 28/06/2012
Reeditado em 29/06/2012
Código do texto: T3749322