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O DISCURSO INDIRETO E O INDIRETO LIVRE

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Tipos de Discursos

 

1. O DISCURSO INDIRETO

O discurso ou di疝ogo indireto ocorre quando o narrador utiliza suas prprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. Em outras palavras, o narrador que passa a ser o portador das falas e dos pensamentos das personagens. Por essa raz縊 dizemos, dizemos que esse tipo de discurso ocorre de maneira indireta:

Quando lhe disseram que os s畸ios desprezam os bens desse mundo, ele perguntou l do fundo da sala pelo rei Salom縊.

Uma senhora interessando-se pela ave, indagou qual era o pre輟.

Se o discurso fosse direto, ficaria assim:

Quando lhe disseram que os s畸ios desprezam os bens desse mundo, ele perguntou l do fundo da sala: E o rei Salom縊.

Uma senhora interessando-se pela ave, indagou:

Qual o pre輟?

Observa-se, nos exemplos, que a fala das personagens (trechos grifados) foi reproduzida pelo narrador, na 3ェ pessoa do singular (ele, ela). Sempre que isso ocorrer, ou seja, a fala da personagem ser reproduzida na 3ェ pessoa do singular ou do plural, o discurso ser indireto. Observa-se tamb駑, que a fala n縊 vem precedida de travess縊, nem est entre aspas, mas est inserida no discurso do narrador.

Ainda nos trechos grifados, a fala aberta com: ele perguntou...; (ela) indagou...; da, dizer-se que no discurso indireto as falas abrem-se, geralmente, com o sujeito + o verbo de elocu鈬o ou dicendi (perguntou, indagou), seguido da fala da personagem, que completa o significado do verbo. Observe este outro exemplo:

 Carlota, que estava ao meu lado, observou que, afinal, eu n縊 tinha motivo para deixar de atender ao pedido de M鑽e Blandine [...]. (Ciro dos Anjos).

Observa鈬o: Se voc ainda n縊 sabe o que um verbo dicendi ou de elocu鈬o, clique neste link: O Discurso Direto.

2. O DISCURSO INDIRETO LIVRE

O discurso indireto livre um tipo de discurso misto, em que se associam as caractersticas do discurso direto e do indireto.

Dos tr黌 tipos de discursos, esse o mais complicado. O que ocorre, nesse caso, que a fala interior da personagem (as emo鋏es, as ideias, os sentimentos, as reflexes) insere-se na em meio fala do narrador de forma sutil, causando certa confus縊 em rela鈬o a quem est se pronunciando (ele ou a personagem). Portanto, na maioria dos casos, desaparecem os verbos de elocu鈬o, travess縊, dois pontos, enfim, os sinais de pontua鈬o. Al駑 disso, esse tipo de discurso mais frequente com o foco narrativo na 3ェ pessoa:

Como nas noites precedentes, uma fila de agricultores se formou na porta de uma padaria e o padeiro saiu a informar que n縊 havia p縊. Por qu? Onde estava o p縊? O padeiro respondeu que n縊 havia farinha. Onde ent縊 estava ela? Os agricultores invadiram a padaria invadiram a padaria e levaram o estoque de roscas e biscoitos, a manteiga e o chocolate. (Garcia de Paiva. Os agricultores arrancam paraleleppedos.)

No fragmento apresentado o autor reproduz a conversa entre um grupo de agricultores e um padeiro. Nas duas falas do padeiro temos o discurso indireto (... o padeiro saiu a informar que n縊 havia p縊. / O padeiro respondeu que n縊 havia farinha.). Quando o narrador reproduz a fala dos agricultores, o faz da mesma forma com o qual eles se expressaram; o que constitui uma caracterstica do discurso direto. Neste caso, tanto o discurso indireto, quanto o direto, n縊 utilizam a pontua鈬o tradicional do discurso. Mas h o emprego do verbo de elocu鈬o ou discendi (informar e respondeu).

Temos, assim, uma estrutura de di疝ogo, em que se misturam formas do discurso direto e do indireto, criando consequentemente um modo de escrita intermedi疵ia entre eles: o discurso indireto livre. Eis outro exemplo: 

Sinh Vitria desejava possuir uma cama igual de seu Tom疽 da bolandeira. Doidice. N縊 dizia nada para n縊 contrari-la, mas sabia que era doidice. Cambembes podiam ter luxo? E estavam ali de passagem. Qualquer dia o patr縊 os botaria fora, e eles ganhariam o mundo, sem rumo, nem teriam meio de conduzir os cacarecos. (Graciliano Ramos. Vidas Secas.)

Nesse fragmento, o narrador nos fala do que estava pensando o personagem Fabiano a respeito do sonho de sua mulher a Sinh Vitria. Mas, como a narrativa n縊 vem marcada pelo verbo de elocu鈬o, nem pelos dois pontos e travess縊, a fala do narrador, em certos trechos, confunde-se com a de Fabiano. S駻gio.

Tpicos Relacionados: (clique no link)

O Discurso Direto.

Monlogo interior.

Solilquio.

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Informa鋏es foram recolhidas e adaptadas ao texto de: Branca Granatic, T馗nicas de Reda鈬o; e de Rocha Lima, Gram疸ica Normativa da Lngua Portuguesa.

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Se voc encontrar omisses e/ou erros (inclusive de portugu黌), relate-me.

Agrade輟 a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer coment疵io.

Ricardo S駻gio
Enviado por Ricardo S駻gio em 08/03/2007
Reeditado em 08/04/2010
Código do texto: T405071

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Sobre o autor
Ricardo S駻gio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 66 anos
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