Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
RETÓRICA: Exórdio e peroração
Que é isso!
Sempre tive curisidade de saber, afinal,  que é  retórica?

A Arte da retórica ou linguagem persuasiva pode ser representada em quatro partes de molde a determinar algumas técnicas de produção de textos. Citelli (2006) traz para nossos dias essa visão clássica, segundo Aristóteles (384-322 aC)


EXÓRDIO: É o começo do discurso. Pode ser uma indicação do assunto, um conselho, um elogio ou uma censura, conforme o gênero do texto em causa.

 Para nosso efeito, consideramos o exórdio como a introdução. Essa fase é importante porque visa assegurar a fidelidade dos ouvintes.

NARRAÇÃO: É propriamente o assunto, onde os fatos são arrolados, os eventos indicados.

 Segundo Aristóteles: “O que fica bem aqui não é nem a rapidez, nem a concisão, mas a justa medida. Ora, a justa medida consiste em dizer tudo quanto ilustra o assunto, ou prove que o fato se deu, que constitui um dano ou uma injustiça, numa palavra, que ele teve a importância que lhe atribuímos” É propriamente o andamento argumentativo.

PROVAS: É parte do discurso persuasivo a prova do que se diz. A credibilidade do argumento fica dependente da capacidade de comprovar as afirmativas. Essa fase do discurso é particularmente significativa no discurso judiciário no qual as provas se tornam determinantes para a ordem do processo.

PERORAÇÃO: É o epílogo, a conclusão. Pelo caráter finalístico, e em se tratando de um texto persuasivo, está aqui a última oportunidade para se assegurar a fidelidade do destinatário. A ela se referia Aristóteles:

“A peroração compõe-se de quatro partes: a primeira consiste em dispô-lo (o ouvinte) mal para com o adversário. A segunda tem por fim amplificar ou atenuar o que se disse; a terceira, excitar as paixões no ouvinte; a quarta, proceder a uma recapitulação”



Referências
Citelli, Adilson.Linguagem e persuasão, Addr. São Paulo:2006, p. 7-13.
Antonio de Lima e outros
Enviado por Adalberto Lima em 20/04/2017
Reeditado em 20/04/2017
Código do texto: T5976528
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Adalberto Antonio de Lima). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Adalberto Lima
Montes Claros - Minas Gerais - Brasil, 65 anos
2741 textos (349602 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/05/17 18:53)
Adalberto Lima