LENDA DO DIAMANTE- Aula no ensino fundamental

Livro “Nossas lendas”, 1962, de NAIR STARLING:

“Antes, muito antes de 1500, o Brasil chamava-se PINDORAMA e vivia à sombra de mil palmeiras. Foi nessa época que o índio POTI, valente entre os mais valentes, se despediu de POTIRA, sua esposa, e desceu o rio para combate a uma tribo inimiga. Doze luas passaram sem que o moço guerreiro voltasse. E quando lhe veio a certeza de que não o veria mais, POTIRA chorou de saudades. Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia e o deus TUPÃ transformou-as em diamantes. Aí está a origem dessa pedra preciosa. Proveio de lágrimas de amor.”

INTERPRETAÇÃO -- 1-Lenda é: - “uma “estória fantástica, imaginosa” (dicionário do ‘tio’ Aurélio). -- 2-Esta lenda é de origem indígena. Retire do texto 3 palavras que provem esta afirmação: - Pindorama, índio, tribo. --- 3-Por que a data 1500 é citada? - Porque o Brasil foi descoberto em 1500 (22 de abril), antes os índios o habitavam e a morte de POTI aconteceu quando PINDORAMA pertencia apenas aos índios. -- 4-PINDORAMA, nome que os índios deram ao país, significa: - terra das palmeiras. -- 5-POTI era: - destemido, sem medo. -- 6-“Doze luas passaram...” quanto tempo a esposa esperou pelo jovem guerreiro? - Aproximadamente um ano: a mesma fase da lua em cada mês. -- 7-Por que o guerreiro não voltou? - Por certo morreu no combate a tribo inimiga. -- 8-De acordo com a lenda, o diamante é feito de: - lágrimas e areia. -- 9-TUPÃ, o deus dos índios, ao criar o diamante, quis: - perpetuar o amor de POTI e POTIRA. -- 10-O diamante “proveio de lágrimas de amor”. É uma pedra preciosa das mais belas e apreciadas no mundo inteiro. Se TUPÃ fez o diamante é porque: - o amor deles era um sentimento muito forte e valioso para ambos e para o próprio TUPÃ.

ATIVIDADE ARTÍSTICA --- Desenhe e pinte (a cores, o mundo é sempre mais bonito!) ou faça um mural de recortes, de acordo com a sua escolha: a) POTI e POTIRA; b) uma tribo indígena; c) uma dança indígena; d) o arco e a flecha de POTI; e) a árvore chamada palmeira; f) o mapa do Brasil mostrando a região onde moravam POTI e POTIRA.

QUADRO-DE-GIZ --- A DESCOBERTA DO OURO E DAS PEDRAS PRECIOSAS - O ouro foi descoberto no Brasil elos bandeirantes paulistas que penetravam em terras do interior a procura de riquezas naturais. O ouro e as pedras preciosas foram descobertos primeiro em Minas Gerais, depois em Goiás e Mato Grosso. Nos anos de 1700 a 1800, o ouro tornou-se o principal produto econômico do país. Em 1763, a capital foi transferida para o Rio de Janeiro, que era o principal porto de onde o ouro era mandado para Portugal.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 02/07/2017
Reeditado em 06/08/2017
Código do texto: T6043376
Classificação de conteúdo: seguro