Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO MÉTODO DE IBERNISE PARA FAZER POEMAS (Série Poemas Didáticos)*



O Método de Ibernise para Fazer Poemas, tem sua fundamentação teórica em Jacques Lacan (1901-1980),
freudiano, onde o pensamento é estruturado pela linguagem

Neste mister há que se reconhecer que o poema provém de uma inspiração poética. Considerada, aqui, como uma forma diferente de ver as situações, paisagens, textos, podendo assim o poeta descrever, ou transformar em poesia uma situação, ou condição de ser, quaisquer .

Neste sentido é necessário ressaltar que este método não consiste em releitura, nem desconstrução, com ênfase em si, não deixando de considerar, portanto, que a desconstrução da linguagem, da história, etc. não possam ser usados na construção poética, produzindo a poesia, que ascende o prazer estético.

Ver exemplo de Ricardo Sérgio-Teoria Literária Recanto das Letras...
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/98583  link.

O prazer estético pode ser considerado o sentimento de prazer diante do belo, mas o belo não se faz igual para todos. Porque o belo está na singularidade de cada olhar.

Ricardo Sérgio, acentua apropriadamente, que poesia tanto em verso quanto em prosa, é gerada para o apreciador da obra, pelo conteúdo de uma forma de expressão... A exemplo do Rondel... “O Poema e o Olhar”.


http://www.ibernisemaria.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=605466  Link  “O Poema e o Olhar”.


O POEMA E O OLHAR


Com palavras se faz imagem,
Poema é tela, poeta é o pintor...

E de fora, para o expectador,
Cria o espelho da linguagem...

Novo momento e roupagem
Vai refletir no seu exterior.
Com palavras se faz imagem,
Poema é tela, poeta é o pintor...


Jogo ambíguo à mensagem
Em metáforas, léxico motor.
Evocação, emoções que agem
No leitor, ente seleto de valor.
Com palavras se faz imagem...


Núcleo Temático Romântico.
Ibernise M. Morais Silva. Indiara (GO), 13.08.2007
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998


A inspiração do poeta transcende o que ele ver, o que o objeto da poesia situa, porque ele passa muito além do texto, a emoção que o inspirou... É o prazer estético que ele ao emocionar a si, e o observador, reacende ou desperta a cena poética de cada um... Segundo as experiências de cada leitor.

A inspiração é este despertar para, ou no, estado emotivo ou lírico. Esta circunstância se constitui o pincel do poeta. Assim independe da representação da palavra em si. No entanto depende essencialmente dos significados da linguagem / Ferdinand Saussure (1857-1913). - Curso de Lingüística Geral- Capítulo dos Signos).

Vale ressaltar que o poetar de um texto, de uma paisagem, de um sentimento, de uma obra de arte, ou de uma condição, produzirá o prazer estético, objetivo do poema, para se transformar em poesia. Portanto, o conteúdo será processado e significativamente transformado segundo critérios de valores (cultural) e de emoções (sentimento)...

Este método tem seu eixo processual, no trabalho com palavras-chaves, texto gerador e banco de rimas. Assim o poema é estruturado conteudisticamente e transformado em poesia em verso ou prosa.

Esta forma é útil porque diversifica o universo das temáticas para o poeta que deixa de ser monotemático para ser pluritemático. Podendo com mais facilidade transitar sobre os conteúdos e transformá-los em poesia, sentimento... Prazer estético.

Como seu eixo teórico é o significante (relação multifacetada entre a palavra e objeto significado) e não a representação (relação unívoca entre a palavra e objeto representado), o poeta não corre o risco de plagiar uma obra, nem alegar que sua obra derivada é uma mera desconstrução.
 
O significante lingüístico atua em todas as vertentes de ambientação da palavra originando, portanto, não apenas uma obra derivada, mas uma outra expressão da mensagem poética.

A propósito é possível citar uma oficina deste método, comprovando as variáveis da construção poética, partindo de um texto gerador de aproximadamente quatro ou cinco linhas...Com e sem parceria.Aguarde...


 

Texto Inédito.
*Núcleo Temático Educativo.
Ibernise M. Morais Silva. Indiara (GO), 05.09.2007
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.

 

Ibernise
Enviado por Ibernise em 05/09/2007
Reeditado em 12/05/2012
Código do texto: T639330
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Ibernise
Portugal, 67 anos
1348 textos (266517 leituras)
7 áudios (1158 audições)
11 e-livros (31604 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 10:44)
Ibernise

Site do Escritor