Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A ESSÊNCIA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM

A filosofia como entendimento universal deve ser vista com um olhar mais crítico que o de costumeiro, já que muitas das razões que procuramos para explicar os valores e as situações que nos circundam são muitas vezes abstratas e fogem da nossa compreensão intrínseca. A essência do comunicar está no descobrimento do “eu” que revela os nossos sentimentos e emoções mais indecifráveis.
A língua, irremediavelmente, tem sido grande destaque nos inúmeros estudos científico-acadêmicos uma vez que as ciências desvendam epistemologias das atividades dos próprios seres humanos. Experimentos, descobertas, hipóteses, postulados tornaram às relações de difusão de informação em sociedade mais dinâmicas e densamente mais acessíveis ao público escritor/leitor.
Desde as primeiras manifestações rústicas de estabelecimento de comunicação, os indivíduos pensantes procuravam consolidar gestos e escritas do que faziam diariamente e que, de fato, consideravam importante para seu grupo e para os demais.
Certamente, o que há de mais dificultoso hoje é entender as multi-relações estabelecidas pelo ser humano, entre elas, precipuamente a comunicação ativa que constroem motes ideológicos híbridos e divergências em torno das próprias inter-relações lingüísticas. A cada instante, somos motivados a tendências globalizantes e mudamos os nossos comportamentos e atitudes em nosso círculo sociocultural.
As descrições do que falamos são mera ilusão profunda e infundada já que é na alocução individualizada, que nos realizamos e percebemos os resquícios impostos pelo ambiente que somos subjugados a interagir. Sociolingüisticamente dispomos de traços sociais que se infiltram por nossas ações.
A capacidade do criar é intrínseca ao ser que busca a redenção de seus próprios limites segmentados por variantes importantes, regionalismos culturais, situação político-econômica, auto-realização profissional, entre outros.
Jeimes Paiva
Enviado por Jeimes Paiva em 03/10/2007
Código do texto: T678876

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jeimes Paiva
Morada Nova - Ceará - Brasil, 30 anos
89 textos (445819 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 07:35)
Jeimes Paiva