Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PRECONCEITO ou DISCRIMINAÇÃO *

"preconceito: juízo antecipado, formado antes do conhecimento integral ou adequado do assunto"
"discriminação: distinção, separação, segregação"
(Segundo Dicionário SACCONI)

O que se deve entender primeiramente é que ter conceitos antecipados é uma forma de defesa de nós animais, pois preconceito nada mais é do que a associação mais comum (ou pelo menos a que faz mais sentido para nós) a cerca de uma situação. Geralmente julgamos certa situação como achamos que seja a maioria das situações semelhantes a ela.

Por exemplo: muitos presidiários (dos Estados Unidos pelo menos) e gente de algumas "tribos" são cheios de tatuagem, então pode ser comum ter-se uma primeira impressão estranha (o que se pode pensar é que não é séria, trabalhadora) de uma pessoa tatuada demais.

Já discriminação é taxar todas situações de certo tipo como sendo sempre iguais, sempre negativas. Discriminar é não estar disposto a descobrir mais sobre a situação. É, principalmente, fazer questão de separar tipos de coisas que, na verdade, podem ser muito parecidas entre si.

Por exemplo: talvez um empresário rejeite uma pessoa tatuada que procura emprego, pois não tentou aprofundar conhecimento sobre ela, e pior que talvez ele seja exatamente o cara perfeito para o trabalho!

Recentemente um apresentador de TV disse "Sou contra todo tipo de preconceito." Poxa, então quando ele for atravessar a rua e um carro vier em alta velocidade, ele atravessa mesmo assim, já que não vai se antecipar e achar que o carro vai atropelá-lo (que seria um preconceito) ?

Há um tempo se usa "preconceito" para definir toda forma de discriminação. Não é a mesma coisa! Cuidado com as palavras.
[...]

As crianças, por exemplo, crescem vendo notícias como "foi a primeira mulher a...", "foi o primeiro homossexual a...", e ressaltando raças. Bom, quer dizer, a notícia na verdade é boa, mas eles a apresentam de uma forma que dá a impressão de que são tipos de pessoas que normalmente não são capazes de conseguir aquilo. Assim, quando ficam maiores, naturalmente as encaram de forma inferior, ou pelo menos diferente.

Sobre as possíveis soluções a respeito da discriminação, acredito que o melhor a se fazer é ser indiferente, pois desfavorecer forçadamente é discriminação, e favorecer/gostar forçadamente (é o que eu chamo de discriminação da discriminação, pois às vezes até desfavorecem a classe não-discriminada para favorecer a discriminada) é admitir que há a discriminação, o que pode até auxiliar um número pequeno de pessoas momentaneamente, mas por outro lado, vai ajudar a manter a divisão da sociedade na cabeça de muita gente.

Obrigado por ler até o final.
Gostaria de saber a opinião de vocês!
Cláudio Theron
Enviado por Cláudio Theron em 03/11/2007
Reeditado em 28/11/2007
Código do texto: T721610

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Cláudio Theron
Fortaleza - Ceará - Brasil, 27 anos
294 textos (42876 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/08/17 11:06)