Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A relação entre a literatura e a realidade

     A literatura é uma forma de arte que se utiliza da escrita como matéria-prima. Podemos considerar a literatura, enquanto expressão artística, como ficção, que seria uma criação fantasiosa, imaginária. Porém, mesmo sendo uma criação, “saída da cabeça de alguém”, a literatura pode ter uma profunda relação com a nossa realidade, externa à obra literária. Nesse caso, podemos entender a literatura como uma criação em que o autor faz uma leitura particular e (geralmente) original da realidade. Na realidade interna, aquela que se passa dentro da obra, podemos sempre identificar uma visão ou uma perspectiva diferente da nossa realidade, o ponto de vista do autor.
     Para alguns é difícil aceitar essa relação íntima entre a realidade da obra e a nossa realidade ao se depararem com obras em que a fantasia atinge um alto grau. Exemplos claros são obras como a série Harry Potter ou O Senhor dos Anéis. Criaturas estranhas, feiticeiros, almas, espectros, etc. são alguns dos elementos fantasiados nessas obras. Ainda assim podemos dizer que há, contida nessas obras, a visão dos autores a respeito de nossa realidade. Quando olhamos mais profundamente para essas obras, podemos ver temas como o amor, a amizade, a traição, a maldade, a luta pelo poder, temas esses que não se distanciam de nossa realidade.
     Outro exemplo que podemos dar é o da obra machadiana Memórias Póstumas de Brás Cubas, em que o narrador conta suas memórias após sua morte através de um “processo extraordinário” que ele prefere não descrever. Apesar do tom de fantástico, a obra descreve através das personagens o homem e a sociedade do século XIX, aliás, temas como o adultério, a falsidade, o relacionamento por interesse, entre outros não deixaram de existir em nosso século, muito pelo contrário, continuam se manifestando. Se a proposta da escola realista, de que Machado de Assis faz parte, é tentar mostrar a realidade tal qual ela é, o fato de um defunto contar sua história não exclui a relação da obra com a realidade.
     Dessa forma, a leitura de obras literárias pode nos ajudar a compreender melhor a nossa relação com o mundo, com a sociedade, com nossa realidade, e até com nós mesmos, uma vez que a elas nos mostram diferentes perspectivas da realidade, que nos fazem refletir, questionar, e em alguns casos, desconstruir e reconstruir nossos conceitos.
Dx
Enviado por Dx em 11/05/2008
Reeditado em 01/04/2009
Código do texto: T984998
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Dx
Olinda - Pernambuco - Brasil
25 textos (112430 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/12/14 08:43)
Dx



Rádio Poética