Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O QUE ELE NÃO DISSE EM PORTO ALEGRE


Nadir Silveira Dias


Lula diz em Porto Alegre que criou o maior sistema de crédito da América Latina (e do mundo, por decorrência) para o trabalhador, com juros pela metade do valor cobrado pelos bancos.

O que Lula não disse é que isso é uma eloqüente e voraz transferência de renda do trabalhador para os banqueiros do modo mais cruento possível, pois ilude com ditos juros baratos que correspondem a não menos que trezentos por cento (300%) do que qualquer banco paga pelo dinheiro do trabalhador que consiga ser depositado, através do único acesso que é a denominada poupança.

E sequer adianta redargüir que empréstimo pega quem quer, pois será temeridade pensar que quem ganha muito menos do que manda a própria Constituição Federal vá ter condições que recusar o dinheiro de que necessita na hora.

Aliás, houvesse salário digno, e trabalho para todos, não precisaria haver essas enganações todas, bolsas e mais bolsas e as falcatruas todas que as envolvem diariamente por este país adentro.

Houvesse desenvolvimento – que grita em todos os cantos e matizes – a sua necessidade e competente crescimento econômico auto-sustentado não haveria submetimento dos governantes e da nação ao comando externo pelos detentores do crédito da vez, que vem, creiam, desde 1822, cada vez maior e aumentando a cada dia, seja pelo aumento da cotação da moeda padrão de submetimento ou pela redução do valor dos produtos que nós exportamos (pelos quais recebemos cada vez menos) e pelos quais, eles importadores estrangeiros, pagam cada vez menos.

O que Lula também não disse é a quem interessa essa política de juros: Não é ao trabalhador, certamente!

E acreditem! Ele não está em campanha! O que disse o fez em pronunciamento no Conselho Mundial de Igrejas, na PUCRS. As pesquisas? Ah! São apenas as pesquisas!

Escritor e Advogado – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 18/02/2006
Reeditado em 20/02/2006
Código do texto: T113265
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1036 textos (153826 leituras)
4 e-livros (380 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 06:20)
Nadir Silveira Dias