CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O que é o direito e o papel dos juristas


Estou indo para o 5° período da faculdade de direito e aos poucos vou entendo a importância de ser advogado, advogado no sentido amplo, pode ser Juiz, Promotor, Procurador, Ministrou ou até mesmo bacharel, no fundo somos todos advogados, defendemos uma causa, falamos por alguém. Pra quem prefere, usarei a palavra jurista, que é o cientista das leis, ou talvez, o interprete da lei, para quem acha que direito não é uma ciência.
O direito antes de uma matéria de faculdade, ou uma ciência que estuda as leis, é o meio humano de se alcançar à justiça social, meio humano por que é feito por homens, imperfeitos, porém o único ser na Terra capaz de pensar, mesmo que poucas vezes. E a justiça do direito é social, pois a única justiça verdadeira é a de Deus. Como salientou Rousseau: “ A única democracia perfeita seria aqueles feitas pelos Deuses”.
O jurista é o profissional que estuda o direito, o operador desta ciência, tem uma função importantíssima na sociedade: zelar pelo bom cumprimento da lei, por uma sociedade justa, democrática e ajudar os mais fracos. Ele trabalha pela sociedade e não para si. Nas relações trabalhistas, civis, empresarias, em todas as áreas e especialmente nos assuntos governamentais, o qual (governo) é o administrador de uma sociedade organizada, lá esta este nobre profissional.
Infelizmente, nos últimos anos, o judiciário e conseguentemente os advogados tem perdido o respeito, o qual foi conquistado durante séculos, e por que não dizer milênios, pois há dados na história que já na Grécia, antes de Cristo, havia interpretes da lei. Vale lembrar que quem é corrupto não é a classe e sim algumas pessoas que se aproveitam do “poder” para auferirem proveitos para si, esquecendo-se estes, que o direito foi feito para o próximo e não para o interprete. Felizmente, há uma lei maior, que é a lei da natureza, para os que acreditam, a lei de Deus, e para os ateus, há a lei da natureza que ninguém pode escapar.
Desejo que os futuros profissionais e os atuais, se ainda não entenderam o que é ser um advogado, compreendam, pois o Brasil, não apenas na área do direito, precisa de bons trabalhadores, bons cidadãos, para mudar o país, e dar uma boa vida para os que aqui estão e para os que virão.

 “Deus é a lei e o legislador do Universo. Albert Einstein
Paoli
Enviado por Paoli em 29/12/2008
Código do texto: T1357382

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Paoli
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 30 anos
71 textos (23365 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/04/14 16:31)