Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VIOLÊNCIA E AUTORIDADE


* Nadir Silveira Dias


Desde há muito se pode observar a violência se expandindo em nossas ruas, em nossas cidades, em nosso país.

E também no mundo, mas deste que cada país faça a sua parte, e que Deus cuide de todos.

Diz-se que a culpada é a sociedade. Mas que sociedade? A cúpula ou a base? Enquanto cúpula, o estrato representativo da sociedade outra coisa não faz senão locupletar-se a custa daquela parte que está na base.

Sempre em franca fúria arrecadatória, independentemente da facção que está no governo, desde há meio século.

É certo, entrementes, que o descritério vem num crescendo assustador, com o passar dos anos, e não é possível prever aonde vai parar.

De qualquer sorte, intuo que a questão é muito simples. Basta cada um examinar um pouco da sua vida e verificar que tudo começou a piorar a partir do momento em que o princípio da autoridade iniciou a ser desgastado, desconsiderado, tomado como coisa de fazer mal.

Primeiro, no seio da família, depois, no seio da comunidade, depois nos meios governamentais, em todas as esferas de poder.

As pessoas parecem não lembrar, mas o princípio da autoridade tem como contraponto o princípio da responsabilidade. Então, não adianta dizer que alguém abusaria, como já abusou, a partir do momento em que detém o princípio da autoridade.

Alguém precisa deter esse princípio e ter possibilitado o seu uso, até mesmo porque é a ele, detentor do princípio da autoridade, que compete gerir a vida social.

Tal princípio, portanto, precisa estar sendo exercido desde os primórdios da família até a mais alta esfera governamental.

Precisam ser usados novamente o princípio da autoridade e o princípio da responsabilidade. E ambos precisam ser ao menos minimamente rígidos.

Se não for assim, apenas, sempre e cada vez mais, estar-se-á falando sobre os efeitos que a vacância do princípio da autoridade vem causando de malefícios à sociedade.

Ontem, a invasão do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Amanhã, a Corte de Haia?

Pense nisso! Isso pode mudar tudo!


* Escritor e Jurista – nadirsdias@yahoo.com.br
Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 22/07/2006
Código do texto: T199677
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1036 textos (153825 leituras)
4 e-livros (380 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:22)
Nadir Silveira Dias