Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

IMPRENSA LIVRE...?


* Nadir Silveira Dias


Será que há mesmo imprensa livre?

Se há, até que ponto, na exata medida em que os meios de comunicação de todos os matizes têm em seu faturamento a prevalência ou a supremacia da publicidade oriunda do poder público em todas esferas existentes: as municipais, as estaduais e a federal ou oriunda das grandes, médias e pequenas corporações econômicas privadas?

O eventual percentual residual que complete o faturamento deste ou daquele veículo de comunicação é completamente despido de força para fazer verter a efetiva verdade dos fatos ou até mesmo a própria veiculação de fato, ou de notícia que desfavoreça aqueles que fazem o topo do faturamento!

E essa tem sido a regra desde que me conheço por gente, com escassas, raras e tópicas exceções. Vale dizer, circunstancialmente, até são publicadas matérias que firam esse enfoque, mas, de qualquer forma, ainda precisam ser genéricas o mais que possível.

Fora disso, ainda existem os interesses políticos dessas esferas da comunicação, dos quais vertem exceções de toda a ordem para o que foi antes afirmado. E aí não se cuida, no caso, de uma normalidade do agir social desse segmento tão importante para a sociedade.

Ah! O senhor pode não gostar desse trabalho que ora registro nestas linhas, mas o pior é que não pode negar ou se negar, nunca poderá comprovar que não é assim!

Ou apenas topicamente e em escala mínima sem qualquer repercussão na conclusão ou resultados que enuncio. Ah! E como eu queria que isso não fosse verdade!

A não ser que seja no futuro! E isso também almejo! Venha o tempo em o único comprometimento dos meios de comunicação seja com a verdade dos fatos, com a realidade soberana! Doa a quem doer!

Que haja imprensa livre!


* Escritor e Jurista – nadirsdias@yahoo.com.br
Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 03/08/2006
Código do texto: T208538
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1036 textos (153742 leituras)
4 e-livros (380 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 00:24)
Nadir Silveira Dias