Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Inadimplência Pede Soluções Inteligentes


O assunto desta semana é o terror dos síndicos: inadimplência, um problema que não só preocupa como cresce a olhos vistos no universo dos condomínios, dada à crise que o país atravessa. Todavia, não vamos falar apenas de problemas, mas de soluções e soluções inteligentes para superar desafios e, assim, colocar as contas do condomínio em dia.
 
A título de sugestão, recorremos à história do sindico recém-empossado, que por ser inteligente e observador, encontrou caminhos alternativos para não só sensibilizar os moradores de um condomínio, cujas contas venciam sempre no dia 10 de cada mês, mas também reduzir a falta de pagamento da taxa condominial, que era de R$ 200 mensais, pois a inadimplência comprometia as finanças do referido residencial.
 
Então, o que fez esse nosso síndico? Simples, observou que as entradas de dinheiro das parcelas condominiais ocorriam sempre após os pagamentos das despesas operacionais de cada mês, de 25 do mês corrente a 5 do mês seguinte.
 
A partir disso, nosso inteligente administrador pensou: “tenho duas alternativas, a primeira seria mudar a data do vencimento de 10 para 25 de cada mês. Isso iria causar muitos transtornos e nenhum beneficio para os condomínos. Tenho que pensar uma fórmula que contemple a todos”.
 
Após uma análise sistemática da situação, implementou um desconto de 50% na taxa de condomínio (reduzindo apenas uma vez) para R$100 e, assim, ajustando o caixa para o que era realmente necessário.
 
Não só teve muitos elogios dos condôminos, como a questão da inadimplência foi reduzida de forma significativa. Além disso, sua atitude mereceu destaque na mídia, para que outros administradores seguissem seu exemplo.
 
É isso aí amigo leitor, faça como esse competente tomador de decisões, pense simples, pois a simplicidade, além de ser de fácil entendimento, sempre traz muitos benefícios a todos. Afinal, para enfrentar certas situações, é preciso ser criativo. Pois, como diz o ditado, quem não competência não se estabelece.
Obrigado pela atenção e até a próxima semana!
 
Douglas Lara é o idealizador da semana do escritor de Sorocaba
 
 
 
 
Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 17/11/2006
Código do texto: T294284
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Douglas Lara
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 78 anos
517 textos (131753 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 09:21)