Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

OS DONOS DE TUDO

Nadir Silveira Dias

Você alguma vez deixou de ver alguém reclamar que o salário mínimo é muito baixo? Já não viu agricultor reclamar dos preços oficiais fixados para os seus produtos, isso enquanto é livre o preço dos insumos, de regra, vindos do exterior?

Você certamente já ouviu do produtor reclamar do baixo valor que recebe pelo litro de leite, ao passo que nos supermercados, para nós, o preço é sempre crescente? Você já ouviu reclamação do fruteiro, do verdureiro, do papeleiro, do vendedor, do produtor, do comprador, do recebedor, do atacadista, do varejista, do consumidor, você também reclamou.

Você já ouviu pelo menos uma reclamação dos donos de postos de gasolina, dos distribuidores de gás, de produtores, de distribuidores e de revendedores de qualquer coisa neste país.

Agora uma só outra pergunta: você já ouviu reclamação de algum banco de que está sem rendimento, de que não tem lucro, que não aufere lucro maior que em qualquer ponto do mundo, que tudo anda mal?

Não? Que bom! Então não sou apenas eu que em três décadas nunca ouvi qualquer reclamação de banco. Ao menos, com consistência. Enfim, alguma coisa, por senso comum, vai bem neste país.

Também pudera, conquanto o Copom venha fixando a taxa de juros em 16% ao ano, no meu cartão de loja vem indicada a taxa de juros de 16,9% ao mês, caso não pago no vencimento o valor lançado na fatura. Ou seja, mais em um mês do que a taxa fixada para todo o ano.

Talvez o normal aí nesse ponto seja supor que um não sabe da existência do outro.

Escritor e Advogado - nadirsdias@yahoo.com.br
Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 24/08/2005
Reeditado em 15/09/2005
Código do texto: T44668
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1036 textos (153797 leituras)
4 e-livros (380 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 18:14)
Nadir Silveira Dias