CRIMINALISTA Dr. FRANCISCO MELLO, (66)96892292, ADVOGADO , BRASIL, CENTRO OESTE, MATO GROSSO, RONDONÓPOLIS. PENAL, AMBIENTAL, CIVIL E ADMINISTRATIVO. ARTIGO: MULHERES CIENTISTAS?

Admiro quem entende de cinemática, acústica, óptica, eletromagnetismo, dinâmica etc…, mas sou professor de História e isso pertence a maravilha da Física. Opa, Física é para homens ou mulheres?

Constituição Federal. Art. 5º Todos são iguais perante a lei… I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

Não tem sido assim.

Na Física, existe uma “onda” discriminatória vetando a ascensão das cientistas às funções de prestígio. Por isso são poucas, as mulheres que galgam posições de destaque e visibilidade nesta Área.

Os homens açambarcam os melhores cargos administrativos; distribuem desigualmente os salários e não são equânimes na divisão das bolsas e nem mesmo das vagas de professores titulares.

Em regra, é irrisório o montante de verbas destinadas às pesquisadoras se comparado ao quantum liberado para cientistas homens.

As mulheres do Brasil são mais escolarizadas que os homens em quase todos os níveis, mas a despeito disto em algumas áreas o corporativismo – leia-se machismo – tudo faz para excluir ou dificultar seus ingressos nas atividades acadêmicas de relevância.

Têm-se notícias desde 2007 que ocorre um movimento sorrateiro, quase imperceptível para alijar Professoras de Física do mercado de trabalho universitário seja em docência, execuções de projetos de pesquisas ou doutorados e pós.

Assim agindo, esses homens desmotivam as jovens estudantes de serem notáveis Cientistas e isso é supressão de sonhos, que somada à discriminação e à misoginia se caracteriza como um crime a luz da Constituição Federal.

Se for certo que o contingente de mulheres nas Ciências não passa de 10% em relação aos homens; Cientistas notáveis como a Gaúcha, Doutora em Física, Elisa Maria Baggio Saitovitch deve lamentar, e a Polonesa Marie Skłodowska Curie, duas vezes ganhadora do Nobel, a maior de todas as Cientistas, chamada “mãe da Física Moderna”, certamente está chutando o túmulo.

Em Rondonópolis temos exímias cientistas, entre elas a Professora Universitária (Física) Lucimar Santos, a quem rendemos homenagens e em nome da qual parabenizamos às demais.

Dr. Francisco Mello dos Santos. Advogado Criminalista. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)996892292.

Dr Francisco Mello
Enviado por Dr Francisco Mello em 04/02/2017
Código do texto: T5901963
Classificação de conteúdo: seguro