Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Caso Jean Charles e a decisão proferida pela Corte Inglesa

A decisão proferida pela Corte Inglesa, que foi divulgada pela Rede Band News FM, demonstra a maneira como os estrangeiros têm sido tratados naquele país. No cenário internacional, é comum se questionar a violência existente no Brasil, mas não se pode esquecer que nos países considerados civilizados, ou como preferem alguns de primeiro mundo, a violência também é uma realidade, em especial a violência policial.

A Polícia Inglesa foi condenada não pela morte de Jean Charles, mas por colocar em perigo a população inglesa por violar regras de segurança e de saúde. Percebe-se que a decisão não se preocupou com a vítima, mas com as pessoas que vivem naquela localidade.

No caso do brasileiro, a decisão somente poderia ser considerada justa se a Polícia Inglesa tivesse sido condenada a indenizar a família de Jean Charles, pelo ato praticado em seu desfavor.

As autoridades inglesas com certeza a partir desta decisão vão considerar o caso encerrado. Mas, será que se o fato tivesse ocorrido no Brasil, o governo inglês ficaria satisfeito com o resultado?

Se um cidadão inglês tivesse sido morto pela Polícia brasileira com certeza a questão seria vista de um outra maneira, inclusive com protestos perante os órgãos internacionais, com manifestações de organismos internacionais que se dedicam a defesa dos direitos humanos.

No caso inglês, como fica a questão dos direitos humanos do brasileiro Jean Charles, que não teve possibilidade de conversar com os policiais, ou mesmo ser interrogado, apesar de estar desarmado no momento em que foi morto. Até quando, alguns países continuaram acreditando que são a patrulha do Mundo, e que podem fazer aquilo que bem entenderem?

A decisão proferida pela Corte Inglesa deve ser respeitada por ser uma decisão judicial, mas não foi a mais justa e também não resolveu de forma mais adequada o fato ocorrido naquele território.

Aos brasileiros que vivem na Inglaterra fica a seguinte mensagem, cuidado com os policiais ingleses, pois em muitas casos eles poderão atirar primeiro e perguntar depois, tomando-se como parâmetro o caso Jean Charles, e quando muito se ocorrer o evento morte a Polícia Inglesa poderá ser condenada a pagar uma indenização  por ter colocado em perigo a população local, e não por ter colocado em perigo ou mesmo violado os direitos humanos da vítima.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.
Paulo Tadeu Rodrigues Rosa
Enviado por Paulo Tadeu Rodrigues Rosa em 02/11/2007
Reeditado em 02/11/2007
Código do texto: T720330

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (ROSA, Paulo Tadeu Rodrigues e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paulo Tadeu Rodrigues Rosa
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
1219 textos (744188 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/17 10:32)
Paulo Tadeu Rodrigues Rosa