The Sims 2 - InSIMenator - Tutorial

O InSIMenator é um hack bastante útil. Ele basicamente tem as mesmas funções do código boolprop testingcheatsenabled, mas sem dar os problemas que o código dá quando mal utilizado, desde que a versão correta do hack esteja sendo usada. Podemos editar relacionamentos, pontos de habilidades e muito, muito mais!

O InSIMenator é um arquivo .package, e como qualquer download para o jogo, deve ser colocado na pasta Downloads.

Download do InSIMenator v2.9 em Inglês: http://www.insimenator.org/index.php/topic,100226.0.html

Download do InSIMenator v2.9 DEST em Português (Traduzido por mim):
http://www.4shared.com/file/77204850/2f562643/InSIMenator__UV__v29_DEST_Edition_PTBR_by_Flavia.html

Esta versão 2.9 é compatível com todas as expansões e pacotes de objetos já lançados, inclusive Vida de Apartamento e o pacote de objetos Mansões e Jardins.

OBS.: Deve existir apenas UM arquivo do InSIMenator na sua pasta Downloads para não ter nenhum tipo de conflito ou problema. Escolha o que melhor lhe convir e bom jogo!

IMPORTANTE: Se você tem uma versão anterior a expansões novas lançadas que você instalou, baixe a versão mais recente do InSIMenator e substitua a velha pela nova. Usar versões antigas em expansões novas ocasionam em vários erros.


Existem 3 edições do InSIMenator: SIM, DEST e OBJ.
*Lembre-se de baixar e usar apenas UM deles.

A edição SIM:
Esta edição adiciona um menu de opções sociais quando se clica diretamente no Sim, e um menu com todas as opções do hack quando se clica no chão do lote.
Clicando no Sim controlável, irá aparecer a opção Personal. Dentro dessa opção, tem as opções My Stats (que quando selecionada informará você a preferência sexual do Sim, a preferência física, se ele tem habilidades ocultas e qual nível, e no caso de gravidez, informa o status dela dizendo quem é o pai e a duração) e Suicide (que te permite escolher a forma de como matar o Sim instantaneamente).
Clicando em um Sim visitante/não controlável, aparecerá a opção Selectable junto com as outras opções de interação (essa opção permite que este Sim seja controlável temporariamente, até que você marque a opção Unselectable pra que ele volte a não ser controlável).
Clicando no chão, aparecerá a opção Spawn, e veremos suas 23 funções logo abaixo.

A edição DEST:
Esta edição adiciona menus ao se clicar diretamente no chão do lote e os objetos secionais no Modo Compra na parte Variados . Existem 3 opções: Teletransportar (Teleport) (que faz o Sim se teletransportar para o lugar onde se clicou), Outros (Other), com as sub opções Restaurar família (Restore Family) (que restaura todos os moradores originais da família que foram deletados do lote. Essa opção pode ser usada pro caso de mudança) e Salvar (Enabled Save) (que irá reativar a opção de Salvar e Sair pro caso de algum possível erro no jogo, mas o autor recomenda deixá-la desativada), e a opção Editores (Spawn) (que carrega o InSIMenator ou cada sessão existente para começarmos com as modificações, onde o objeto a se clicar para as mudanças aparece no chão).

A edição OBJ:
Esta edição não adiciona menus no Sim ou no chão. O InSIMenator ficará disponível somente na forma de objeto no Modo Compra na parte de Eletrônicos/Todos. Ele é igual ao prêmio de carreira científica “Estação de Biotecnologia”, só que com outras opções, é claro.

A Opção EDITORES (ou Spawn)

OBS: A maioria dos ajustes é feita manualmente. Irá aparecer o que aparece quando compramos mantimentos e selecionamos o quanto queremos a geladeira cheia no medidor.

EDITOR DE NECESSIDADES (Motives Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer um Prisma. Nele podemos ajustar as Necessidades de um, ou de todos os Sims presentes no lote (Fome, Banheiro, Higiene, Social, Energia e Conforto).
OBS: A opção Estado das Necessidades (Motive State) serve pra congelarmos/descongelarmos as barras de necessidades de um ou de todos os Sims no lote: Estática (Static) congela, Dinâmica (Dynamic) descongela.
Se ajustarmos a barra de Fome pra 0% o Sim morre.


EDITOR DE PERSONALIDADE (Personality Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer uma urna. Nela podemos ajustar a personalidade do Sim, modificar seu signo, sua preferência sexual e sua atração pelo físico de outros Sims.
OBS: Para alterar a opção sexual, vá na opção Preferência Sexual (Gender Bias).
Para alterar a atração física, vá na opção Prefêrencia Física (Fitness Bias).
A opção Comportamento Sexual (Gender behavior) serve pra modificar a voz e o jeito de andar e agir para feminino/masculino. Ex: Um Sim homem pode andar, agir e falar como uma Sim mulher, e vice versa.

EDITOR DE HABILIDADES (Skills Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer um ursinho. Nele podemos ajustar as Habilidades (Culinária, Mecânica, Carisma, Limpeza, Criatividade, Lógica e Físico), inclusive as ocultas (Nadar, Dançar, Pintar, Escrever Romance, Estudar, Meditar e Ser Abduzido) do Sim.
OBS.: Na opção Habilidades de Viagem (Travel Skills) é possível ajustar a habilidade do Sim em se teletransportar como um Ninja.
Na opção Habilidade de Dança (Dance Skill) é possível ajustar as habilidades referentes as danças dos destinos de férias (Hula, Dança do Fogo, Dança bávara e Tai Chi).
Na opção Habilidade Social (Social Skill) o Sim aprende a canção do Mar e a lenda do Dragão.
Na opção Habilidades de Massagem (Massage Skill) é possível ajustar o aprendizado de massagens.


EDITOR DE INTERESSES (Interests Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer uma máscara vermelha e feia. Nela podemos ajustar o nível de Interesse do Sim por determinado assunto (Tempo, Dinheiro, Trabalho, Moda, Escola, etc...).

EDITOR DE REPRODUÇÃO (Reproductive Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer um microondas. Nele podemos ajustar tudo relacionado a gravidez de Sims e de Bichos.

OBS. Para engravidar:
Na opção Ter Bebê com (Have baby with), a(o) Sim ficará grávida(o) podendo escolher um entre todos os Sims da vizinhança, pra ser o pai do bebê.
Na opção Ter Gêmeos com (Have twins with), a(o) Sim ficará grávida (o) de gêmeos podendo escolher um entre todos os Sims da vizinhança, pra ser o pai dos bebês..
Na opção Ter Quantidade Randômica de Bebês com (Have randon with) a(o) Sim terá chances aleatórias de ter um bebê ou gêmeos podendo escolher um entre todos os Sims da vizinhança, pra ser o pai.
Na opção Engravidar da Dona Morte (Grimpregnation), a(o) Sim fica grávida(o) da Dona Morte havendo chances aleatórias de ser um bebê ou gêmeos.
Na opção Polinização Alienígena (Allien Pollination), a(o) Sim fica grávida(o) do Alienígena Técnico havendo chances aleatórias de ser um bebê ou gêmeos, podendo nascer verde ou não.

OBS. Quando já existe gravidez:
Pra ver o status da gravidez (nome do pai, quantos bebês e duração da gravidez) vá na opção Status da Gravidez (Pregnancy Stats)
Para escolher o nº de bebês, vá na opção Mudar Quantidade de Bebês (Change # Of Babies)
Para acelerar o tempo da gravidez, vá na opção Acelerar Gravidez (Accelerate pregnancy)
Para escolher o estágio da gravidez, vá na opção Estágio da Gravidez (Pregnancy Stage).
Para pausar a gravidez, vá na opção Suspender Gravidez (Suspend Pregnancy) e para voltar ao normal, Resumir Gravidez (Resume Pregnancy)
Para abortar a gravidez, vá na opção Abortar (Abort Pregnancy)

EDITOR DE SELEÇÃO (The Selector):
Clicando nesta opção, irá aparecer um tabuleiro de xadrez. Ele permite um Sim visitante ser controlável até que você marque a opção Não Selecionável (Unselectable) pra que ele volte a não ser controlável mais.


RELACIONAMENTO RÁPIDO (Quick Relations):
Clicando nesta opção, irá aparecer um coração. Nele podemos editar o tipo de relacionamento entre Sims.
OBS.: Na opção Relacionamento Mútuo (Mutual Relations) podemos editar o relacionamento entre 2 Sims inserindo ou retirando a Amizade, Amizade Especial, Amor, Paixão, Inimizade e Raiva. A sub opção Estranhos Mútuos... Descartar Foto no Painel (Mutual Strangers.../Discard thumbnails) faz com que o relacionamento seja apagado, inclusive a foto do Sim no painel de amizades fazendo com que sejam completos desconhecidos um do outro.
Na opção Meu Relacionamento (Me Relations) é possível editar o que o Sim alvo sente em relação ao Sim selecionado, sem mudar o que o Sim selecionado sinta por ele.
Na opção Relacionamento Deles (Them Relations) é possível editar o que o Sim slecionado sente em relação a outros Sims presentes no lote.
Na opção Relacionamento do Grupo (Group Relations) é possível editar a relação entre todos os Sims no lote.
Na opção Queda de Relacionamento (Relationship Decay) é possível travar/destravar os pontos de relacionamento entre os Sims no lote.

EDITOR DE RELACIONAMENTO (Relations Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer um coração. Nele podemos editar o nível e tipo de relacionamento entre Sims, inclusive inserir ou retirar casamento, noivado e namoro firme.
OBS.: Na opção Sentimento Mútuo (Mutual flags) é possível inserir/retirar os corações ou carinhas de amizade entre 2 Sims.
Na opção Meus Sentimentos (My flags) é possível inserir/retirar corações ou carinhas de amizade somente do Sim selecionado com relação ao Sim alvo.
Na opção Sentimento Deles (Their flags) é possível inserir/retirar corações ou carinhas de amizade do Sim alvo em relação ao Sim selecionado.
Na opção Relacionamento Diário (Short term relationship STR) é possível editar o nível da amizade diária dos Sims (barra de amizade de cima)
Na opção Relacionamento Vitalício (Long term relationship LTR) é possível editar o nível da amizade longínqua dos Sims (barra de amizade de baixo)
A Amizade Verdadeira não pode ser editada.


ÁRVORE GENEALÓGICA (Family Tree):
Clicando nesta opção, irá aparecer uma plantinha. Nela podemos editar árvores genealógicas, adicionando Sims da vizinhança à família ou removendo Sims de uma família, criando e desfazendo laços familiares.
OBS.: A opção Remover do Lote como Townie (Remove from household as townie) faz com que um Sim seja removido da família e transformado em Townie.
A opção Adicionar a Família (Add To Household) faz com que qualquer Sim da vizinhança, inclusive animais, sejam adicionados a família.

EDITOR DE SAÚDE (Health Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer uma máscara vermelha e horrível. Nela podemos modificar a saúde do Sim, fazendo com que ele se cure de uma doença, ou fazendo com que ele fique doente com alguma das doenças existentes no jogo (Resfriado, Gripe, Pneumonia e Intoxicação Alimentar).
OBS: Também é possível definir a forma física do Sim(Gordo, Magro e Em forma) na opção Fitness Level.
Na opção Se Curar (Get Well) o Sim irá se curar se estiver doente.
A opção Imunização (Immunization) faz com que o Sim fique imune a qualquer tipo de doença.
A opção Temperatura (Temperature) permite modificar a temperatura do Sim.
A opção Era Venenosa (Poison Ivy) faz com que o Sim fique se coçando.


EDITOR DE EDUCAÇÃO (Education Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer um vaso. Nele podemos modificar as notas dos Sims estudantes e o tipo de escola (Particular ou Pública).
Se usado em um Sim que está na Universidade, é possível adicionar pontos de influência, aumentar as notas, fazer o Sim entrar na Sociedade Secreta, editar o tempo restante para o Exame Final e escolher e mudar o curso (Óbvio, requer VU instalado).
Se usado em crianças ou adolescentes, é possível escolher o tipo de escola (Pública ou Particular, podendo escolher não estudar também) e a nota do estudante na escola (de F à A+)

EDITOR DE ASPIRAÇÃO (Aspiration Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer um mini banquinho. Nele podemos modificar tudo relacionado a Aspiração dos Sims.
OBS.: Nas opções Meu Nível de Aspiração (My Aspiration Level) e Nível de Aspiração do Grupo (Group Aspiration Level), podemos alterar o nível do medidor de Aspiração do Sim selecionado ou de todos os Sims presentes no lote respectivamente.
Pra mudar a aspiração, use a opção Mudar Aspiração (Change aspiration).
Para novos desejos, vá na opção Atualizar Desejos (Refresh wants).
Na opção Desejos (Wants) é possível inserir mais slots de desejos, um slot de temor, e mais uma trava (cadeado) para travar o desejo/temor somando duas.
A opção Queda de Aspiração (Aspiration decay) irá travar o medidor de aspiração do Sim.
A opção Atualizar Desejo de Toda a Vida (Reroll) Irá mudar o desejo de Toda Vida do Sim, sem possibilidade de escolha, mas podendo ir mudando até chegar no que melhor agradar.

EDITOR DE TEMPO (Temporal Adjustor):
Clicando nesta opção, irá aparecer uma ampulheta. Nela podemos modificar e editar tudo relacionado ao Tempo no jogo, como a hora, dia da semana e idade dos Sims. OBS.: Também é possível modificar a aparência do Sim com a opção Mudar Aparência (Fix Appearence). Nesta opção, se o VU estiver instalado, é possível usar a opção Remodelagem (Face Lift) para remodelar o rosto do Sim.
Na opção Selecionar Faixa Etária (Select Age) é possível escolher a faixa etária do Sim selecionado (de Bebê até Idoso). Nela existe a opção de Adolescente Independente (Independent Teen) (Adolescente Independente) e Adolescente Prodígio (Teen Prodigy) que não são faixas etárias reais (foram criadas pelo criador do InSIM e não existem no jogo). A primeira só existe para que adolescentes possam ser independentes como adultos, interagindo e tendo algumas ações de adultos, mas ainda com algumas restrições para adolescentes. Interações românticas entre adolescentes e adultos não são possíveis e também não podem ter interações românticas com adolescentes “normais”. A Segunda é similar a primeira, mas faz com que Jovens Adultos tenham a aparência de um adolescente.
A opção Crescer Bebê (Grow baby up) faz com que um recém nascido vire um bebê.
É possível adicionar ou subtrair dias de vida do Sim na opção Dias de Vida (Age duration).
Também é possível congelar a idade na opção Envelhecimento Ligado/Desligado (Aging On/Off). É como se usássemos o código de travar a idade, mas sem abrir o console pra digitar o código.
Durante uma viagem de férias, é possível adicionar/subtrair dias na opção Férias (Vacation).

EDITOR DE CARREIRA (Carrer Adjustor):
Clicando nessa opção, irá aparecer um computador. Nele é possível escolher a Carreira, o emprego e o nível desejado. Também é possível destravar todos os Prêmios de Carreira, modificar a performance do Sim no trabalho, adicionar ou subtrair dias de folga e fazer com que o Sim se aposente (sendo adolescente, adulto ou idoso) com todos os benefícios. Empregos para animais também podem ser ajustados.
OBS.: É possível editar Conhecimentos na opção Inserir Conhecimentos (Set Badges) inserindo ou removendo Conhecimentos e seu níveis.


O INVOCADOR (The Summoner):
Clicando nessa opção, irá aparecer uma caixa de papelão. Nela é possível recuperar Sims deletados acidentalmente do lote (não que se mudaram) na opção Restaurar Família (Restore Family) e invocar qualquer Sim da vizinhança ao lote na opção Invocar (Summon). Basta escolher o sobrenome da família e selecionar o nome do Sim.
OBS.: As opções que não são sobrenomes de famílias residentes na vizinhança, são opções de trazer NPC’s, Townies, Fantasmas (que desaparecem quando invocados) animais e etc...


O EXCLUIDOR (The Deleter):
Clicando nessa opção, irá aparecer uma lixeira. Nela é possível deletar Sims e animais do lote.

TREINADOR DE BEBÊS (Toddler Trainer):
Clicando nessa opção, irá aparecer o troninho (penico). Nele é possível adicionar/remover as habilidades de aprendizado de bebês (Falar, Andar e Usar o Troninho).

EDITOR DE MORTALIDADE (Mortality Adjustor):
Clicando nessa opção, irá aparecer um túmulo. Nele é possível ajustar tudo ligado a mortes algumas criaturas ligadas a morte (Zumbis e Vampiros) e fantasmas no jogo.
OBS.: Para ressucitar um Sim qualquer da vizinhança que morreu, use a opção Ressucitar (Ressurrection).
Para transformar/curar um Sim em Zumbi, Vampiro, Lobisomen e ou Planta-Sim use a opção Estado de Mortalidade (Life State).
Também é possível mudar o status do Sim vivo para o status de um fantasma, fazendo com que ele ande e atravesse paredes como um fantasma, ande como um lobisomen, zumbi, ou igual a Dona Morte na opção Locomoção (Locomotion).
Na opção Inserir Status de Fantasma (Ghost flags) é possível marcar/desmarcar um Sim como fantasma.
Se quiser que o Sim morra, use a opção Suicídio (Suicide) e escolha umas das formas de morrer.
É possível fazer com que um Sim tenha resistência ao fogo na opção Resistência ao Fogo (Fire Resistance).


EDITOR DE CONTAS (Budget Adjustor):
Clicando nessa opção irá aparecer uma caixa registradora. Tudo que for relacionado a contas e dinheiro pode ser ajustado como adicionar ou subtrair Simoleons e pagar as contas.
OBS.: Na opção Pagar Contas Automaticamente (Auto Pay Bills) é possível pagar as contas automaticamente, sem que o Sim se preocure em ir verificar a caixa de correiro se a opção for ativada.


EDITOR DE VESTUÁRIO (Wardrobe Adjustor):
Clicando nessa opção irá aparecer uma pilha de roupas. Nela é possível comprar roupas sem sair de casa e planejar e trocar de roupa de um ou vários Sims no lote pra qualquer categoria. (Casual, Formal, Pijamas, etc)

EDITOR SOCIAL (Social Adjustor):
Clicando nessa opção irá aparecer alguns balões. Nele é possível aumentar/diminuir o tempo das festas, encontros e baladas, editar pontos de influência e ligar/desligar o ciúme no lote e renomear um Sim.
OBS.: Também é possível mudar o bronzeado do Sim na opção Bronzeado (Tanning).
A opção Gestos (Gestures) faz com que o Sim aprenda os gestos (Bater no Peito, Relaaax e Reverência).
Também é possível editar o nível de reputação, efeitos e título mágico do Sim Bruxo (Bruxo Bom, Legal, etc...)


EDITOR DE POSSE (Property Adjustor):
Clicando nesta opção é possível adicionar/remover Celular, MP3 Player e Jogo Portátil, adicionar um Servo a família, ajustar a temperatura no lote (frio ou calor), fazer com que os objetos da casa fiquem limpos ou sujos, adicionar os mapas dos lotes secretos e a boneca de vodu ao inventário do Sim selecionado.
Reagentes Mágicos também podem ser adicionados ao inventário do Sim.

CONTROLE DE USUÁRIO (User Control):
Possibilita remover/adicionar opções de ajustes ao menu Editores (Spawn). Ativar/desativar modo compra e construção (ativa modo construção nos lotes comunitários ou quando o modo fica inativo devido a incêndio ou assalto por exemplo).

O objeto InSIMenator

Na Edição OBJ, está disponível no Modo Compra na opção Eletrônicos, e/ou Na Edição DEST, além de disponível no modo compra, também disponível no menu Spawn.

Lado Esquerdo
No lado esquerdo as opções disponíveis são as opções do Editor de Tempo (Temporal Adjustor).
É possível modificar hora e dia da semana, a aparência e a faixa etária do Sim.

Centro
No centro do objeto, as opções disponíveis são as opções do Editor de Reprodução (Reproductive Adjustor).
É possível engravidar de qualquer Sim da vizinhança, acelerar ou pausar a gravidez, ter gêmeos ou não, abortar e ver o status da gravidez.

Lado Direito
No lado direito é possível editar as necessidades, forma física, nível de aspiração, notas escolares, pontos de influência, modificar desejos, renomear um Sim e deletar um Sim do lote.

Cadeira
Clicando na cadeira, é possível matar um Sim, ligar/desligar o ciúme no lote, verifica status do Sim (preferências e habilidades), restaura Sims deletados acidentalmente, adiciona/remove Celular, MP3 Player e Jogo Portátil e transforma/cura o Sim em vampiro e/ou Zumbi.
Pra quem tem o BV, é possível adicionar/remover lembranças de férias.
Flávia Sá
Enviado por Flávia Sá em 20/03/2009
Reeditado em 22/03/2009
Código do texto: T1495789
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.