Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

COMO FAZER REFERÊNCIA A CITAÇÕES RETIRADAS DA INTERNET

 

Este texto tem o objetivo de orientá-lo a fazer referências de citações retiradas da Internet. Se você deseja saber, também, como fazer citações, clique Aqui!

As referências de informações retiradas da internet podem ser indicadas no texto nas seguintes formas:

1ª. Se forem retiradas de uma obra, artigo ou trabalho que já foi publicado (em papel) anteriormente; coloca-se a referência do original, indicando o endereço eletrônico (entre os sinais < >), precedido da expressão [disponível em:] e a data completa (dia, mês e ano) em que o documento foi copiado, precedido da expressão [acesso em:], porque em um ano, as páginas podem mudar muitas vezes. Ou seja, o que se acessa em janeiro de 2009, por exemplo, pode não estar mais naquela página em março do mesmo ano. Exemplos:

O vocábulo comédia vem do "Grego komodia, que derivou de kômos (= festim popular), ou de komas (= aldeia), pois, segundo Aristóteles, os comediantes tiravam seu nome de "andarem os atores de aldeia em aldeia, por não serem prezados na cidade" (Aristóteles, Poética, tr. De Paulo Costa Galvão, s.d., p.1448. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2172890> Acesso em: 09 outubro 2009).

"As personagens planas, normalmente, são caracterizadas como tipo ou caricatural." (BRAIT, Beth. A Personagem. São Paulo, 1985. <http://groups-beta.google.com/group/digitalsource>. Acesso em: 19 outubro 2009).

Observação: a indicação do endereço eletrônico e da data de acesso pode ser colocada em nota de rodapé, e não na própria referência:

O vocábulo comédia vem do "Grego komodia, que derivou de kômos (= festim popular), ou de komas (= aldeia), pois, segundo Aristóteles, os comediantes tiravam seu nome de "andarem os atores de aldeia em aldeia, por não serem prezados na cidade" (Aristóteles, Poética, tr. De Paulo Costa Galvão, s.d., p.1448.)¹

No rodapé:

_______________________________

1 Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2172890> Acesso em: 09 outubro 2009

2ª. Quando o artigo ou texto retirado da internet, nunca foi publicado em papel (ou quando não se conhece se foi ou não publicado) a referência se realiza pelo nome do autor, o título, o endereço eletrônico (entre os sinais < >), precedido da expressão [em:] e a data de acesso (dia, mês e ano). Exemplo:

(SÉRGIO, Ricardo. Como Fazer Citações. Em: <http://recantodasletras.uol. com.br/teorialiteraria/638805>. Acesso em: 09 outubro 2009.)

3ª. Algumas vezes, os autores não são citados, mas os textos e artigos estão vinculados ao "site" responsável pela informação ali apresentadas. Dessa forma, a referência da citação é feita com o endereço do "site":

(Em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cita%C3%A7%C3%A>. Acesso em: 09 outubro 2009.) ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

Como Fazer Citações.

Como Fazer Citação de Citação.

Expressões Latinas Usadas em Citações.

O Advérbio Latino [Sic].

Uso de Colchetes e Grifo em Citações.

_____________________________

Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), Informação e Documentação, Citações em Documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 17/02/2011
Reeditado em 17/02/2011
Código do texto: T2797572
Enviar por e-mail
Denunciar

Sobre o autor
Ricardo Sérgio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 67 anos
1281 textos (15181615 leituras)
7 e-livros (6334 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/11/14 19:21)
Ricardo Sérgio



Rádio Poética