Dicas #002: ENTENDENDO OS ENDEREÇOS DE BRASÍLIA

Dicas #002: ENTENDENDO OS ENDEREÇOS DE BRASÍLIA

Não há como não ter um choque cultural, por mínimo que seja quando se chega no Distrito Federal.

Embora, no tocante ao sotaque não seja esse suspeito choque, visto que, de todas as regiões brasileiras encontramos correlatos. O choque vem do clima seco, de baixíssima umidade  e da forma de endereçamento em cada bairro ou setor.

Confesso que gostei até demais do clima. Queixava-me muito, em minha terrinha, do calor que dava-me a sensação de derretimento. Sentindo aqui frio, fui conferir no termômetro e nem acreditei que estaria sentindo frio aos 29°C. Explicação lógica: com a umidade bastante baixa, o ar rouba calor do nosso corpo, evaporando o suor antes mesmo de o sentirmos.

Quanto aos endereços, à primeira vista é complicado. Um verdadeiro nó cego. Mas, quando passamos a entender sua lógica, tudo fica bem claro.

Vejamos este endereço fictício:

"QN 239, CJ 26, Lt 15, Cidade Exemplo - UF"

As cidades aqui geralmente são cortadas ao meio por uma avenida principal, no sentido Leste - Oeste.

Assim, QN significa uma grande quadra situada do lado norte da avenida central da cidade. Esta avenida central, ora é chamada Pistão, ora Eixo ou Avenida Central.

Cada grande quadra é cortada ao meio por uma rua que liga pequenos quarteirões. Cada conjunto equivale ao nosso quarteirão e este é dividido em lotes que correspondem às casas e recebem a numeração que cresce de certa esquina e vai contornando o perímetro do conjunto em ordem crescente até encontrar a casa vizinha no outro canto do conjunto.

Cada quarteirão abriga um conjunto de casas (lotes). Por isso, em vez de rua, é denominado "Conjunto".

É semelhante a uma planta de um terreno dividido em lotes. As casas conservam a mesma numeração que receberam no lançamento do loteamento. Algumas ainda se chamam LT (lote) ou CS (casa).

A parte não residencial é duvidada em setores: Setor Médico Hospitalar, Setor de Abastecimento, Setor de Igrejas, Setor de Escolas, Núcleo Rural etc.

Cada Cidade Satélite tem sua divisão semelhante ao descrito aqui respeitando suas particularidades.

That's all, folks!

Por enquanto é só!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 21/11/2012
Reeditado em 29/09/2017
Código do texto: T3997743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.