Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O IMPORTANTE

O que é importante no Haikai?
Em primeiro precisa-se atentar para a brevidade do texto: apenas três versos. O passo seguinte é definir um tema. Há quem diga que deva se referir à natureza. Certo. Pergunta-se, porém: O que não é natureza na vida de uma pessoa? O amor é natural, o pensamento também. Quem imagina que os sentimentos humanos não são temas para haikai, precisa rever os conceitos. Não somente animais, plantas e paisagens fazem parte da natureza. Resumindo: qualquer tema serve para um haikai.
Haikai tem título? Sempre tem. Mesmo que escreva "HAIKAI n° 0" escreveu esta expressão no espaço destinado ao título no editor de textos do Recanto das Letras. Guilherme de Almeida detinha o título de Príncipe dos Poetas Brasileiros. Pois ele divulgou inúmeros haikais em seus livros, sempre com títulos. Existe uma corrente japonesa que prega o não título e a não rima, sendo considerado como tradicional.
Acontece que nós escrevemos em Língua Portuguesa. Seguimos pois as nossa regras, ou, melhor, os exemplos de nossos expoentes literários.
Qual a forma correta?
Três versos com dezessete sílabas poéticas. O primeiro e o terceiro devem ser compostos por cinco sílabas cada e devem rimar entre si. O 2° verso tem as outras sete sílabas e, de preferência, não rimar. Tolera-se também 16 ou 18 sílabas. Fora disso não há forma aceitável.
Atente-se ainda para o fato que a sílaba tônica da última palavra do verso encerra a contagem das sílabas poéticas. Tudo como num soneto, quadra, etc.
Estou aberto ao debate sobre o assunto. Nada é fixo na arte.


Prof Roque
Enviado por Prof Roque em 31/05/2006
Reeditado em 29/09/2010
Código do texto: T166360
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (http://profroque.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Prof Roque
Santa Rosa - Rio Grande do Sul - Brasil, 67 anos
1899 textos (163595 leituras)
1 áudios (133 audições)
3 e-livros (1045 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 20:15)
Prof Roque

Site do Escritor