Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

BRASIL: O PAÍS DA "EMBROMATION"

          BRASIL: O PAÍS DA “EMBROMATION”

 ANTONI BIGCUORE*

       (SP. 03.06.2005, 6ª.feira, às 7:58hrs.)(alterada em sp.sp.,25/06/2012)
=====================================================

Outro dia a minha grande amiguinha de Minas Gerais, a Daniella Faria, pela qual nutro uma grande afeição, falava do termo “embromação”. Olhou no dicionário é chegou à conclusão que é “enrolação” pura, tapeação, protelação com o fito de iludir alguém.

Depois disso, quando ela me redige um e.mail longo, ela diz que é “embromation” (rssss). Teve inclusive um dia em que ela deu o título do e.mail, como “embromation”. Daí, eu que adoro a língua italiana, fui pesquisar num pequeno dicionário do Michaellis para verificar se tinha a palavra correspondente à embromação e não achei.( talvez até conste num dicionário maior). Daí eu criei por conta própria o termo “embromazione”...(rssss) e lhe enviei um e.mail com este título.
Por coincidência, hoje (03.06), lendo a Folha de São Paulo, edição eletrônica, vejo a crônica política do grande articulista, Clovis Rossi, cujo título é: O PAÍS DA “ENROLATION”...(rsssssss) ( 1 )

Ele menciona várias formas de “enrolation” na cultura brasileira: “gato”, “gambiarra”, “por fora”, “com nota ou sem nota”. Diz ele: “Outro dia fui comprar auricular para o celular. O rapaz que atendeu, perguntou: “original ou genérico?”.

Notem-se amigos e amigas que efetivamente esta é a mentalidade que predomina na cultura brasileira, infelizmente. Por razões históricas, inclusive, esta é uma mentalidade que está levando a uma forma de “institucionalização” do ilegal, do informal, da embromação mesmo, sem pudor. É o que chamo de cultura do contra-valor.

Vejam vocês atualmente o caso da C.P.I. dos Correios. O Governo do PT., que quando era “estilingue” na política, queria abrir (e geralmente conseguia) cpis para tudo. Agora que passou a ser “vidraça”, quer “melar” a cpi que a sociedade (estimulada pela oposição,claro)quer criar. Não é uma forma de “embromation” ?

Partido que se pautava pela defesa ferrenha da Ética na política. Defendia com unhas e dentes a distribuição de renda, mais verbas para a EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA PÚBLICA, hoje que está no poder, toma atitudes contrárias a tudo isto, sem ficar vermelho!!! Pasmem amigos e amigas!...nunca vi tanta HIPOCRISIA na vida política e social brasileiras.
Estou falando do PT. Mas, na verdade, a elite política brasileira é de uma incompetência e egoísmo, visceralmente comprometidos consigos mesmas. Nunca se viu tanta CORRUPÇÃO ( e impunidade ) como nos dias de hoje. Até o Presidente, da CNBB, Dom Geraldo Majela, usou a frase famosa do Evangelho de Jesus, para retratar o atual momento brasileiro. “Conhecerás a Verdade, e a Verdade, vos libertará”, referindo-se à necessidade imperiosa de haver a CPI dos Correios, como forma de transparência.( 2 )

O Presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Ministro Edson Vidigal, também disse em relação á CPI, que “quem não deve não teme”. Diz ele que nem na época da ditadura militar, foi suprimida a Cpi da Constituição do Brasil. ( 3 )

Quanta saudade dos verdadeiros estadistas: Rui Barbosa, Abhram Lincon, W. Churchil, De Gaule, e tantos outros. Aliás, o Rui Barbosa já dizia mais ou menos assim: de tanto ver triunfar as nulidades nas mãos dos maus, o homem sente vergonha de ser honesto e passa a agir inescrupulosamente.

A corrupção é um câncer no organismo social. Temos que fazer a nossa parte, não se deixando envolver com este torpe veneno criado pelo espírito do mal. Não tem outra explicação. O ser humano temente a Deus e que vive a sua palavra, JAMAIS se deixa corromper!. Ele teme o juízo de Deus!

Conseqüências: inflação, baixos salários, alta carga tributária, superlotação nos hospitais, falta de remédios, serviços públicos péssimos, toda forma de pirataria, DESCONFIANÇA entres as pessoas e instituições. É o verdadeiro “esgarçamento” do tecido social, como dizem os sociólogos. A corrupção derrubou todos os impérios. O império romano que o diga e tantos outros!

A melhor forma que nosso Presidente deve agir, é realmente deixar que o Congresso Nacional haja com transparência e faça uma cpi essencialmente técnica. Nada de pensar que isto causará desestabilização do governo. Nada disto. A cpi é um dos pilares da constituição democrática de qualquer país.
(P.S. Hoje, 19.03.06, vemos a CPI acabando em “pizza”, com o malfadado “voto secreto”, este verdadeiro excremento político, sendo exercido para inocentar certos deputados envolvidos em escândalos. Mas nós povo, temos um consolo: podemos cassá-los todos com o nosso voto consciente. Eleitor, pense nisto ao votar em outubro de 2006. É  hora de darmos o trôco!.)
=====================================================
Bibliografia- 1 – Edição Eletrônica da Folha de SP. ,03.06.05
2. Diário do Comércio de SP,edição de 03.06.05 – 3. idem
=====================================================
*ANTONI BIGCUORE. é escritor, cantor e compositor em São Paulo. Acesse seu BLOG BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
=====================================================
OBS. A cpi foi feita, mas infelizmente, os corruptos continuam soltos. Nada mudou em nosso País! É um motivo para exercemos bem a nossa CIDADANIA, em outubro próximo. O voto consciente é uma arma poderosíssima! Só depende de nós! sp. 17.08.2006 - 8:26hrs.)
****************************************************
NOTA: 25/06/2012 - NADA MUDOU DE LÁ PARA CÁ. TEM MAIS UMA CPI DO CACHOEIRA QUE NAO VAI DAR EM NADA, POIS TEM LADRÃO JULGANDO LADRÃO!!!
****************************************************



ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 17/08/2006
Reeditado em 25/06/2012
Código do texto: T218427
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 69 anos
2237 textos (779666 leituras)
87 áudios (44889 audições)
1 e-livros (150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 04:05)
ANTONI BIGCUORE