Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DEMOCRACIA


    Na década de 1950, no período eleitoral, em pequena
cidade do sul de Minas , a campanha pegava fogo. Tio
Antonio, um dos caciques políticos daquelas bandas, era
candidato à Deputado Estadual e seus adversários não
mediam esforços em atacá-lo e nem economizavam saliva em
fazer denúncias.

   Naquela época, existiam vários partidos políticos : UDN, PSP, PSD, PTB , entre outros; o tio era da UDN e morria de medo de não se eleger e perder a liderança política local. Passou a contratar "peões" para funcionarem como cabos eleitorais e distribuir benesses aos necessitados e aos nem tanto. Sendo médico, fazia consulta de graça, visitava as famílias pra ver se tinham algum problema de saúde, se deslocava para a zona rural, altas horas da madrugada, para efetuar partos, e todas as coisas possíveis e imagináveis e absurdas.

   Pagava pinga nos botecos, dava par de sapatões, fazia transporte de mercadorias gratuitamente com seu caminhãozinho, distribuia remédios, enfim, gastava o que tinha e o que não tinha, ou o que viria a receber se eleito.

   As notícias não era lá muito boas, mas como bom mineiro, se articulava, comia pelas beiradas e no dia da eleição, senta-se na sala de votação, com a urna entre as pernas e ladeado por dois capangas armados de "treis oitão" e "papo amarelo", mostrando-se tranquilo, homem de palavra e senso democrático,   dispara :

   "- Este é um país democrático, o voto é livre, cada um vota em quem quiser, mas nesta urna só entra voto da UDN !"

   Acabou sendo eleito...ufa!

GDaun
Enviado por GDaun em 19/08/2006
Código do texto: T219942

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
GDaun
Lupércio - São Paulo - Brasil, 72 anos
653 textos (43015 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 09:43)
GDaun